
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que foi o que tem como principal liderança o governador Wilson Martins, foi o que mais filiou novos militantes no Piauí até o dia 14 de outubro, quando acabou o prazo para quem pretendia se candidatar nas próximas eleições municipais. A sigla mais de 6 mil adeptos.
O PMDB, maior partido em número de filiados no Piauí, perdeu 2.417 mil correligionários em 2011, ano que antecede as eleições municipais de 2012. Apesar disso, continua sendo o mais forte na quantidade de filiados entre os partidos organizados no estado. É o que mostra balanço divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em seguida, vem o Partido Social Democrático (PSD), liderado pelo deputado federal Júlio César Lima. Foram 4,8 mil novas filiações. O terceiro é o PMDB (3,4 mil), seguido pelo PT (3 mil), PTB (2,9 mil), PP (2,6 mil) e PSDB (2,1 mil).
Mesmo com o avanço do PSB, o PMDB ainda é o partido com maior número de filiados no Piauí - 40 mil. O PTB, do senador João Vicente Claudino, é que surge em segundo lugar, com 28 mil, seguido de perto pelo Democratas (DEM), com 27,7 mil. PT (27 mil), PSDB (26,3 mil) e PP (21 mil) fecham a lista dos cinco mais numerosos. O PSB só aparece depois, com 18,2 mil.
Partidos menores e de esquerda são os que contam com menor número de novas filiações. O Partido da Causa Operária (PCO) soma três. Já o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) tem 18.