Justiça converte prisão de um dos suspeitos e libera outro após audiência de custódia em Oeiras
30/10/2025 - 18:15Decisão foi tomada nesta quinta-feira (30) pela Central Regional de Audiência de Custódia IV, em Floriano
Francisco Carlos Oliveira, Carlão do PSOL, presidente do partido em Oeiras, confirmou que recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral pedindo a cassação do mandato do prefeito de Oeiras, Lukano Sá.
Carlão, que foi candidato a prefeito nas eleições do ano passado, recorreu a instância superior após a decisão monocrática na cidade de Oeiras pelo juiz da 5ª zona eleitoral, José Airton, julgar o pedido improcedente.
Na ação que pede a cassação de Lukano Sá, o prefeito é acusado de abuso de poder econômico e corrupção eleitoral. A ação pede o afastamento imediato do cargo e também a anulação dos votos determinando uma nova eleição.
“Acredito que no TRE o resultado vai ser diferente. Eu estou convicto e acredito na justiça, por isso recorremos. Eu respeito a decisão da Juiz de Oeiras, mais não concordo com a mesma”, disse Carlão, acrescentando que a decisão de pedir a cassação de Lukano Sá, foi visando o bem comum. “Pensei muito antes de tomar a decisão de recorrer. Decidi depois de conversar com alguns membros do meu partido e comigo mesmo. É uma decisão que tomamos convictos que a eleição para prefeito de Oeiras em outubro de 2012 foi conseguida à custa de corrupção eleitoral. Estamos recorrendo pelo bem e pela moralização da política em Oeiras”, afirmou.

Carlão afirmou que se houver uma nova eleição em Oeiras, o seu partido terá novamente candidatura majoritária, e que se houver uma nova derrota no TRE irá recorrer à última instância, no caso o TSE em Brasília.