
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Em meio a tantas indefinições, há uma certeza na disputa pelo comando da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc): Francisco Guedes (PT) está fora do páreo. Vetado pelo governador Wilson Martins, o petista já avisou aos companheiros que não fará “cavalo de batalha” pelo cargo.
A informação é do deputado federal Jesus Rodrigues (PT). O parlamentar faz parte da comissão do PT que tenta resolver a pendência da Sasc junto ao governador. Segundo ele, Francisco Guedes “não se sente ofendido” e não “faz questão de ser secretário”.
E se o próprio Guedes entende que “não deve mais ir pra lá”, nomes não faltam ao PT. Jesus Rodrigues elencou sete deles. A surpresa é a presença da deputada estadual Rejane Dias na lista e a ausência de João de Deus, suplente de deputado.
“Nós temos nomes que já assumiram a Sasc, como a Rejane Dias e a Giovana Gaioso, tem a Rosângela Souza, que já foi da secretaria, e ainda o Marcelino Fonteles e o Sérgio Vilela, além da própria Janaína Mapurunga (que responde interinamente pela Sasc). São nomes que têm um perfil adequado para esta ocupação política”, afirma Jesus.
O Partido dos Trabalhadores reconhece que a indicação de Guedes para a Sasc foi atropelada. Para quem não lembra, o nome do petista foi anunciado para o cargo antes mesmo do governador ser consultado. “Nós adiantamos o momento do anúncio e isso causou um mal estar”, admite Rodrigues.