
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
Susana Vieira e Marília Gabriela representam bem o perfil de mulher que o autor Aguinaldo Silva pretende retratar a partir de amanhã, às 22h40, data em que estreia Cinquentinha, sua nova minissérie na Globo. Bem-sucedidas e adeptas de todo tipo de tratamento de beleza, as atrizes já passaram dos 60 (Susana tem 67 anos e Marília, 61), mas se recusam a pensar que chegaram aos 50. Além de ainda trabalharem, divertirem-se e, claro, terem vida sexual ativa (no caso da minissérie, bem ativa) com homens mais jovens.
Participantes da geração que encabeçou a revolução sexual, essas mulheres estão por toda parte e até são representadas na TV por algumas personagens. Poucas, no entanto, tornaram-se protagonistas.
Marília Gabriela disse que a nossa população está envelhecendo, e envelhecendo no século 21: com recursos, possibilidade de expressão e uma liberdade que outras gerações não tiveram, e que acha corajoso da parte do (autor) Aguinaldo Silva, do (diretor) Wolf Maia e da Globo assumirem essas mulheres em um veículo que, definitivamente, é feito para a beleza e para a juventude.
Aguinaldo, que costuma escalar atrizes maduras para papéis de destaque em suas novelas, explica que está com 65 anos e tem várias amigas cinquentinhas e que já era hora de contar essa história.
Pensando nisso, assim que a novela Duas Caras acabou, em maio do ano passado, o autor tratou de convocar sua trupe de atores para a empreitada. A princípio, o quarteto principal seria formado por Susana Vieira, Marília Gabriela, Marília Pêra e Renata Sorrah. Depois que Renata e Marília Pêra desistiram de entrar para o elenco, Betty Lago, de 54 anos, e a caçula, Maria Padilha, de 49, foram convidadas para os postos de protagonistas
Para compor as viúvas rivais da minissérie e apimentar a trama de comédia, Aguinaldo resolveu se inspirar na personalidade das atrizes, características que, por si só, já rendem notas na imprensa e perseguições de papparazzi. O fato, porém, não agradou a todos. Em agosto, na primeira coletiva de imprensa para apresentação de elenco, Susana questionou o autor se não seria uma obra da vida das atrizes, e que se fosse o autor teria que pagar os direitos, brincando e pedindo explicação ao autor, dizendo que qualquer semelhança com a vida real será mera coincidência.
Assim, a personagem de Susana se transformou em Lara Romero, famosa atriz de televisão, diva de temperamento difícil, que acaba desempregada. Marília Gabriela, ao contrário de Susana, vê e até gosta das semelhanças entre ela e a personagem Mariana Santoro, fotógrafa louca por um homem mais jovem. É uma profissional bem-sucedida, dona do seu nariz, e gosta de garotos.
Já o papel de Betty Lago, a ex-hippie Rejane Batista, foi pensado para Renata, passado para Marília Pêra e só chegou às mãos de Betty depois que as gravações começaram. Inicialmente, Betty viveria a quarta cinquentinha, papel que ficou com Maria Padilha.
Longe das novelas desde 2007, quando fez uma ponta em Paraíso Tropical, Maria é Leonor Bergantini, a vilã da trama. Ela não chega a estar na turma das cinquentinhas, é a antagonista.
A confusão que vai se instalar nos oito capítulos de Cinquentinha parece ter respingado na produção da minissérie. Desde que a Globo anunciou o projeto, vários percalços aconteceram. De seriado que estrearia em outubro, a trama virou minissérie. O atraso no lançamento pode ter ligação com as várias baixas no elenco. Tarcísio Meira estava cotado para o principal papel masculino, o milionário Daniel. E, depois da saída de Renata Sorrah, Marília Pêra chegou a gravar cenas, mas saiu do projeto sem explicação.