
Homem é conduzido pela Polícia Militar de Oeiras por violência doméstica e tráfico de drogas no povoado Itans
26/04/2025 - 17:02Durante atendimento à ocorrência, policiais apreendem 17 trouxinhas de substância análoga à maconha
Os moradores de São Francisco do Piauí ainda estão assustados com a tempestade de raios que caiu na tarde desta terça-feira (23). O incidente ocorreu por volta das 17h e deixou toda a cidade apreensiva. Tudo aconteceu muito rápido, o céu escureceu e logo após se viu um forte clarão seguido de um trovão ensurdecedor que mais pareceu uma bomba detonando. Da rede elétrica chegaram a sair faíscas de fogo, o que preocupou a todos que presenciaram a “Descarga Atmosférica”.
Próximo a alguns postes o cheiro de queimado era muito forte o que fez com que as pessoas desligassem seus aparelhos elétricos. Porém, já era tarde, diversos foram os relatos de aparelhos eletrônicos queimados, dentre eles, telefones, ventiladores, geladeiras e até computadores.
O Piauí tem vasto histórico no quesito queda de raios. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Teresina é a terceira cidade do Brasil com maior incidência de queda de raios, perdendo apenas para São Paulo-SP e Belém-PA.
O Instituto mapeou em janeiro de 2009 a incidência de raios com dados de satélites e concluiu que o Brasil recebe, em média, 70 milhões de raios por ano, ou seja, duas ou três descargas elétricas por segundo.
Os danos causados em São Francisco do Piauí não serão esquecidos por aqueles que tiveram seus aparelhos eletrônicos queimados. Resta saber, até que ponto um fenômeno natural como este implica no direito do consumidor de receber uma possível indenização por parte da CEPISA.