
Oeiras celebra 47 anos do povoado Buriti do Rei com programação festiva e shows de Alan dos Teclados e Gleyson Sanfoneiro
09/05/2025 - 16:57A comemoração, já tradicional no calendário de eventos da cidade, atrai anualmente um grande público.
As matrÃculas da Rede Estadual de Ensino em Oeiras tiveram inÃcio nesta segunda feira dia 05 de janeiro e se estenderão até o próximo dia 16, para todas as modalidades de ensino oferecidas pela rede.
Este ano, algumas novidades serão oferecidas a Oeiras, como o CENTI e o CEMJA, além das já conhecidas modalidades de ensino, como a EJA que surgiu com o intuito de reverter a situação de exclusão social daqueles que não tiveram acesso à educação básica na idade própria. A EJA é uma alternativa de ensino que busca responder às especificidades próprias dos jovens e adultos que precisam associar o tempo do trabalho com o da escola.
A diretora regional de educação, Luzia Saldanha, afirma que a EJA estará sendo oferecida em todas as escolas da rede estadual para assim facilitar o acesso aqueles que precisam estudar nessa forma de ensino. Luzia Saldanha informa ainda que a clientela da EJA são jovens a adultos a partir dos 15 anos para o Ensino Fundamental e a partir de 18 para o Ensino Médio, e que a formas de atendimento são Presencial e Semi Presencial.
Além da EJA a Rede Estadual ainda oferece outras formas para a conclusão do Ensino Fundamental ou Médio. Como o Exame de Suplência, que acontece duas vezes ao ano, em julho e dezembro, que também possibilita a certificação à queles que não puderam concluir seus estudos ou que não tiveram acesso a Educação Básica. Vale lembrar que nessa modalidade PE possÃvel a conclusão em apenas dois dias, pois o aluno recebe todo material antes para estudar em casa, tendo consultoria na escola onde se matriculou, voltando apenas para a realização das provas.
Outra forma de conclusão dos estudos em Oeiras é o CEJA, que funciona da Escola Visconde da ParnaÃba das 14h à s 20h, onde o aluno após efetuar a sua matrÃcula, recebe o material e em até um ano conclui o Ensino Fundamental ou Médio.
Já no CAIC funcionará o CEEP – Centro de Ensino Educacional Profissionalizante, oferecendo o Ensino Médio integrado ao profissional com duração de quatro anos para alunos egressos da 8ª Série, e também o Curso Técnico Seqüencial com duração de dois anos.
O Ensino Médio Regular será oferecido na Zona Rural de Oeiras nas localidades Briona, Contentamento, Buriti do Rei, Várzea Tranqueira e Morro Redondo. Já na Zona Urbana será oferecido de forma integral no Farmacêutico João Carvalho, no Eva Feitosa nos turnos Tarde e Noite e no Pedro Sá e Rocha Neto no turno da noite.
No entanto, Luzia Saldanha chama a atenção para as novidades deste ano, que são o CEMTI e o CEMJA.
O CEMTI – Centro de Ensino Médio em Tempo Integral funcionará no Colégio Pedro Sá, onde os alunos entrarão à s 7h e ficarão até as 17h30, perfazendo uma carga horária semanal de 45h/a semanais. No CEMTI o ensino será reforçado com aulas de Inglês, Espanhol além dos laboratórios de Informática, QuÃmica e FÃsica. Serão oferecidas 400 vagas do 1º ao 3º Ano.
Já o CEMJA – Centro de Ensino Médio com Jornada Ampliada funcionará no Colégio Rocha Neto, onde os alunos terão em dois dias da semana aulas em tempo integral e três dias em tempo regular, com o mesmo reforço oferecido no CEMTI.
A diretora Luzia Saldanha citou ainda outros programas desenvolvidos pela 8ª Gerência Regional de Educação, como o Segundo Tempo, que oferece reforço escolar e atividades fÃsicas no contra turno dos alunos, e que funcionará no Centro desportivo e no Ginásio de Esportes Juareizão, atendendo alunos de 1ª a 4ª série.
Outros programas são o Quali Escola I, que oferece atendimento especial como forma de reforço em Matemática e Português para alunos de 1ª a 4ª série, sendo que os professores passam por capacitação quinzenal, e também o Gestar II oferecendo as mesmas atividades para os alunos de 5ª a 8ª série.