
Dia D de Multivacinação será realizado neste sábado em São Miguel do Fidalgo
16/10/2025 - 10:24Ação acontece na UBS do município e inclui atualização de vacinas para todas as faixas etárias
A Secretaria Municipal de Assistência Social de São Miguel do Fidalgo participou nos dias 15 e 16 de outubro da 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada em Teresina.
O evento foi promovido pelo Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS) e pela Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SASC). Representando o município, estiveram presentes a secretária de Assistência Social, Aparecida Rocha, e as delegadas eleitas na conferência municipal: Edilene Soares, Airla de Sousa Rodrigues e Iara Mendes.
A conferência teve como objetivo conferir, analisar, propor e deliberar, a partir da avaliação local, as diretrizes para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado e promovendo uma atuação democrática e participativa.
Com o tema “Os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social no Piauí”, a conferência contou com a presença do representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), André Quintão; do presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Edgilson Tavares de Araújo; e do secretário da SASC, João de Deus Sousa, além de secretários municipais de Assistência Social dos 224 municípios que realizaram as conferências locais.
O primeiro dia do evento contou com uma palestra magna sobre “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, ministrada pelo presidente do CNAS, Edgilson Tavares de Araújo. A programação incluiu também mesas de debate, formação de grupos de trabalho (GTs) e plenária para apresentação das propostas aprovadas e escolha dos delegados que participarão da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, a ser realizada de 6 a 9 de dezembro de 2025, em Brasília (DF).
“Participar da conferência no ano em que o SUAS completa 20 anos foi uma experiência muito significativa. Tivemos debates importantes sobre o fortalecimento dessa política pública com uma participação expressiva, reafirmando nosso compromisso com a defesa de direitos e com o aprimoramento contínuo do SUAS”, afirmou Edilene Soares de Sousa, que há 28 anos atua na política de assistência social e defende a continuidade do SUAS como instrumento de proteção social.