REPRESENTATIVIDADE: A história das irmãs Ester Gomes e Creusa Gomes Ãcones da educação oeirense
Conheça a história de duas irmãs negras que, superando desafios, se tornaram referências educacionais em Oeiras, deixando um legado de dedicação e inspiração.
Por: Da Redação em 21/11/2023 - 20:02
 Duas irmãs oeirenses, negras, do bairro Rosário, são honrosas educadoras da cidade de Oeiras.
Ester Gomes dos Santos Sousa e Maria Creusa dos Santos Vieira, são filhas de Mariano Gomes dos Santos e Hortalina Silva da Conceição.
Aos 12 anos, relembra Maria Creusa, que quando ia visitar a mãe no interior, Beira do Rio, ensinava outras crianças a aprender ler e escrever. Já vinha o gosto e amor pela educação.
Foram longos 10 anos de trabalho árduo, mas com responsabilidades e dedicação. E mesmo sem estar em sala de aula, tinham amor pelos livros, a vontade de ensinar crescia em seus corações.
Com 28 e 27 anos, Ester e Creusa fizeram um novo teste, um vestibular para estudar, e mais uma vez passaram com nota máxima. Começaram a estudar na Escola Normal Presidente Castelo Branco.
Ester muito conhecida, gostava de sentar na calçada de sua casa, lateral da galeria da Baixa do Cururu, fazendo palavras cruzadas, e as pessoas passavam e paravam para conversar com ela. Muitas gargalhadas, amigos de longas datas.
Aos seus muitos alunos dedicou atenção, respeito, educou para que todos pudessem adquirir conhecimentos e uma formação que trouxesse êxito e satisfação.
MARIA CREUSA DOS SANTOS VIEIRA, nasceu no dia 28 de novembro de 1935. Filha de Mariano Gomes dos Santos e Hortalina da Silva da Conceição. Viúva do Sr. Inácio Vieira da Silva (saudoso Inácio 30, mestre de obras e desenhista arquitetônico). Tem 3 filhos: Maricleyd dos Santos Vieira (Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia), Pedro Cláudio dos Santos Vieira (Doutor em Estruturas e Construção Civil, Engenheiro Civil) e Marinacy dos Santos Vieira (Profª. Especialista em Letras Espanhol; Graduada em História). Tem 02 netos, Elias Victor Meira Vieira e Adele Maria Meira Vieira (filhos do Pedro Cláudio).
Maria Creusa trabalhou primeiramente na Escola Marcos Parente (antigo CÃrculo Operário de Oeiras) onde foi uma das fundadoras dessa escola.
Em 1970, já casada, mudou-se para Teresina trabalhando na U.E. Oscar Clarck. Em julho de 1973 retorna para Oeiras e novamente professora na U.E. Visconde da ParnaÃba.
Em 1987 trabalhou na U.E. Costa Alvarenga, na qual se aposentou no ano de 1991 com uma grande festa feita por seus alunos e colegas professoras.
Publicada originalmente em 2019, a conversa com o senhor Geraldo Barros relembra detalhes da obra que se tornou um dos principais cartões-postais de Oeiras