
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
O Governo do Estado deve iniciar, até o mês de março, a restauração do Museu de Arte Sacra de Oeiras. A intervenção faz parte do Programa Monumenta , iniciativa do Ministério da Cultura (Minc) que atua em cidades históricas protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e procura recuperar e preservar o patrimônio histórico e permitir o desenvolvimento econômico e social.
A obra integra o planejamento estratégico da Fundação Cultural do Piauí (Fundac) para o primeiro semestre e será realizada mediante um investimento de R$ 177 mil.
A restauração do Museu de Arte Sacra de Oeiras já foi licitada e a ordem de serviço para a realização da obra foi expedida. De acordo com a Coordenação de Registro e Conservação da Fundac, o início da intervenção depende apenas de um acerto entre a Paróquia de Nossa Senhora da Vitória de Oeiras e a Fundac. "A restauração do Museu de Arte Sacra de Oeiras é um projeto complexo, lento e gradual, que deve ser concluído até o final desse ano", afirma a presidente da Fundac, Bid Lima.
Programa Monumenta já atuou em Oeiras
A restauração do Museu de Arte Sacra de Oeiras não é a primeira intervenção do Programa Monumenta em Oeiras. Em janeiro do ano passado, por exemplo, Governo do Estado e Ministério da Cultura inauguraram a obra de recuperação do Cine Teatro da Primeira Capital. Antes disso, o Monumenta já havia atuado na remoção do asfalto do Centro Histórico da cidade, nas restaurações do Café Oeiras, do Sobrado Major Selemérito, das capelas dos Passos da Paixão de Cristo e das Praças Mafrense e 24 de Janeiro. "Depois da restauração do Museu de Arte Sacra, nosso objetivo é executar a recuperação do Mercado Público de Oeiras", comenta José Paulo Pinheiro, coordenador da unidade técnica do Monumenta no Piauí.
Iniciativa do Ministério da Cultura, o Programa Monumenta conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), atua em cidades históricas protegidas pelo Iphan e promove obras de restauração e recuperação de bens tombados e edificações, além de atividades de capacitação de mão-de-obra especializada em restauro, formação locais de cultura e turismo, promoção de atividades e programas educativos.
Oeiras é um dos 26 municipios brasileiros que participam do Programa Monumenta. Diamantina (MG), Icó (CE), Mariana (MG), Olinda (PE), Ouro Preto (MG), Recife (PE) também fazem parte do projeto,. Todas elas foram escolhidas de acordo com a representatividade histórica e artística, levando em consideração a urgência das obras de recuperação.
O Museu de Arte Sacra
Construído no século XIX, o Museu de Arte Sacra de Oeiras pertence à Paróquia de Nossa Senhora da Vitória de Oeiras e possui um acervo composto por imagens de madeira dos séculos XVIII, XIX e XX, varas de pálio, lanternas, crucifixos, castiçais, resplendores e coroas, além de objetos dos bispos que passaram pela Diocese.
Com informações da CComPI