
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), disse nesta quarta-feira, ao instalar o Governo Itinerante em Timon (MA), que só aceita voltar a fazer parte do consórcio Rota das Emoções se a cidade maranhense de Barreirinhas tiver um aeroporto internacional, igual ao de Parnaíba.
Em entrevista à imprensa num aeroporto particular em Timon (MA), Roseana afirmou que o Maranhão foi prejudicado ao fazer parte do consórcio, que visa a desenvolver o turismo nas cidades próximas dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Ela reclama que Barreirinhas não tem nada, enquanto que Parnaíba ganhou um aeroporto internacional.
Chamado informalmente de Jeri-Delta-Lençóis, numa referência aos três principais pontos turísticos em cada estado, o roteiro previa a instalação de um aeroporto internacional em um dos três estados, para facilitar o deslocamento de turistas do exterior. Após discussões políticas e técnicas, ficou decidido que o aeroporto seria em Parnaíba, porque está localizada no meio dos dois estados e já havia uma estrutura de aeroporto existente. Tanto, que, em fevereiro de 2006, Lula esteve na cidade para inaugurar o Aeroporto Internacional, que era estadual e passou para a administração da Infraero.
O consórcio público do Meio-Norte foi instituído em dia 14 de abril do ano de 2007, na cidade de Parnaíba (PI), através de Protocolo de Intenções, transformado em lei pelas respectivas Assembleias Legislativas. Na época, foi assinado pelo então governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), que teve o mandato cassado este ano pelo Tribunal Superior Eleitoral. Na época, Roseana, então senadora, chegou a reclamara que o consórcio prejudicara o Maranhão, pois não teria perdido o aeroporto para Parnaíba.
A Rota das Emoções, um roteiro turístico que envolve os atrativos de Jericoacoara, no Ceará, do Delta do Parnaíba, no Piauí, e os Lençóis Maranhenses, é o principal foco deste consórcio.
Fonte: Jornal O Dia