Religião
Rossana Ferreira, de Oeiras, é instituída ao Ministério de Catequistas no Santuário Nacional de Aparecida - SP
Religião
Por: Da Redação em 16/04/2024 - 14:02
A catequista Rossana Maria Ferreira Santos, da diocese de Oeiras, foi instituída ao Ministério de Catequistas, neste sábado, dia 13 de abril, durante celebração na Santuário Nacional de Aparecida. Rossana representou o Regional Nordeste 4 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e, junto com ela, outros 18 catequistas de todo o Brasil também foram instituídos ministros.
Rossana é catequista de crianças e adolescentes desde 2008 na Paróquia de Nossa Senhora da Vitória e atua como coordenadora da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Oeiras. Ela também é colaboradora da Escola Missionária Discípulos de Emaús, instituição voltada para a formação de catequistas e agentes de pastoral.
“É uma missão exigente, mas encantadora. Assim, vamos caminhando, eu e tantos outros catequistas corajosos e entusiasmados, fazendo acontecer, de forma dinâmica, a iniciação a vida cristã em nossas paróquias e comunidades. Vivi a experiência de reafirmar o meu sim ao projeto de Jesus Cristo aos pés da Mãe Aparecida, a primeira catequista. Peço orações por mim e pelos 18 catequistas que foram instituídos ministros”, relatou Rossana.

A celebração foi presidida pelo arcebispo de Santa Maria-RS e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom Leomar Brustolin e concelebrada pelos demais membros da Comissão, o arcebispo de Teresina-PI, dom Juarez Marques Sousa da Silva e o arcebispo auxiliar de Vitória-ES, dom Andherson Franklin Lustosa de Souza.
A instituição do Ministério de Catequista acontece no contexto da 61ª Assembleia Geral Ordinária dos Bispos, que está sendo realizada de 10 a 19 de abril em Aparecida-SP. Participam do encontro, 6 bispos do Regional Nordeste 4, o administrador diocesano de Floriano e o secretário-executivo do Regional.
O ministério de catequistas
Instituído pelo Papa Francisco com o motu proprio Antiquum Ministerium, do dia 10 de maio do ano de 2021, o ministério de catequista “é um serviço estável prestado à Igreja local de acordo com as exigências pastorais identificadas” pelo bispo, e que devem ser desempenhadas de acordo com a condição de cristãos leigos e leigas que recebem este ministério.
O Papa Francisco destacou que o ministério instituído de Catequista seja conferido a “homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana, que tenham uma participação ativa na vida da comunidade cristã, sejam capazes de acolhimento, generosidade e vida de comunhão fraterna”. O pontífice também orientou que esses fiéis devem receber a devida formação bíblica, teológica, pastoral e pedagógica, “para ser solícitos comunicadores da verdade da fé, e tenham já maturado uma prévia experiência de catequese”. Outro requisito é que “sejam colaboradores fiéis dos presbíteros e diáconos, disponíveis para exercer o ministério onde for necessário e animados por verdadeiro entusiasmo apostólico”.
Fonte: Diocese de Oeiras


