Dr. Nonato Cury-Rad, médico gastroenterologista, atende no dia 8 de novembro no Analisa Laboratório Clínico
14/10/2025 - 09:19Atendimento especializado em saúde digestiva mediante agendamento prévio
O Ministério da Saúde anunciou em 27 de janeiro um investimento de R$ 24,1 milhões para a reconstrução da rede de assistência da atenção primária em municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes. Essa medida excepcional e em parcela única tem como objetivo beneficiar 52 cidades gaúchas.
Segundo comunicado oficial do ministério, a iniciativa busca ampliar o acesso da população às ações e serviços da atenção primária, visando garantir assistência, diagnóstico, tratamento, prevenção e controle de doenças decorrentes de desastres meteorológicos. Os recursos serão aplicados na manutenção e ampliação de insumos, bem como na contratação de equipes especializadas.
A lista de municípios contemplados com os recursos pode ser consultada através deste link.
Além disso, o ministério anunciou o credenciamento de equipes de saúde para os municípios, com a transferência de incentivos financeiros para custeio de equipes multiprofissionais e serviços de atenção básica na região. Uma portaria prevê a destinação de R$ 50,9 milhões para minimizar os impactos da tragédia e restaurar as estruturas no estado.
O investimento permitirá que as cidades credenciem equipes e profissionais de saúde da família, saúde bucal, equipes multiprofissionais e agentes comunitários de saúde para fortalecer a atenção primária na região. Além disso, o ministério destaca a disponibilidade de centros de especialidades odontológicas e laboratórios regionais de próteses como parte das ações para a recuperação da rede de atendimento.