Oeiras integra programa estadual de tratamento de varizes com atendimentos em março
16/01/2025 - 09:24Os atendimentos estão programados para os dias 10 a 12 de março, no Hospital Regional Deolindo Couto
Com sintomas semelhantes, os casos de VÃrus Sincicial Respiratório (VSR) e Influenza estão em crescimento no Brasil nas últimas semanas. Apesar da semelhança no comportamento dos dois vÃrus, existem particularidades que auxiliam na diferenciação entre eles. O VSR costuma afetar frequentemente bebês pequenos nos primeiros meses de vida, com uma alta prevalência nessa faixa etária.
O VSR apresenta uma manifestação clÃnica clássica de bronquiolite, que inicia com febre, tosse e progride para insuficiência respiratória. Por outro lado, a Influenza tem causado surtos em crianças de idades maiores, adolescentes e adultos jovens, com sintomas como febre súbita, dores no corpo e tosse.
Segundo Marco Aurélio Safadi, os riscos desses vÃrus são claros, sendo que o VSR é responsável por grande parte das bronquiolites e pneumonias em bebês, levando à hospitalização. Já nas crianças maiores, adolescentes e adultos, a prevalência passa a ser da Influenza e da Covid-19.
Para reduzir a incidência de doenças causadas pelo VSR, estratégias como a vacinação de gestantes e a aplicação de um medicamento, um anticorpo monoclonal, têm sido sugeridas. Essas medidas têm mostrado eficácia em outros paÃses, com redução significativa das taxas de hospitalização. A introdução dessas estratégias no Brasil depende de iniciativa, disponibilidade de doses e avaliação de custo.