
Oeiras: Festa do Vaqueiro só permitirá entrada de bebidas em garrafas plásticas
22/05/2025 - 18:09Prefeitura alerta: bebidas só em garrafas plásticas. Haverá revista em coolers, bolsas térmicas e isopores
O Salão Internacional do Humor do Piauí irá es palhar seu sorriso pela capital piauiense. A 26ª edição do evento abre hoje suas atividades e segue até o dia 7 de ju-lho com uma programação que inclui, além da tradicional exposição de cartuns e caricaturas, música, oficinas, palestras e de-bates e este ano a grande novidade: exposição de artes plásticas, uma antiga aspiração da organização do Salão. O Complexo Cultural da Praça Pedro II e ainda parte da avenida Frei Serafim irão receber as atividades do evento.
Para receber a grande diversidade do Salão do Humor do Piauí, uma estrutura foi montada para distribuir melhor as atrações do evento. O centro das atividades será a praça Pedro II, onde estão montados vários espaços culturais e eventos paralelos dentro da programação do Salão. O tradicional Teresina Rock, com dezenas de bandas locais será na Central de Artesanato Mestre Dezinho; o Clube do Choro, no coreto da praça. A música e a cultura popular ganham destaque com o palco Arnaldo Albuquerque. Os espetáculos também se estendem ao Theatro 4 de Setembro e ao Espaço Cultural Osório Júnior.
No entanto a mais importante atração, como nas edições anteriores, é a Mostra Competitiva, que este ano vem com o tema Meio Ambiente. De acordo Albert Piauí, presidente da Fundação Nacional do Humor e organizador do evento, a Mostra recebeu 1.800 inscrições de trabalhos vindos de 62 países, sendo que aproximadamente 200 foram escolhidos pela curadoria do evento. Serão estes trabalhos que estarão expostos na Praça Pedro II, no Adro da Igreja São Benedito e ainda na Avenida Frei Serafim.
A exposição de Artes Plásticas, que terá mais de 100 artistas locais representados em peças que incluem esculturas e telas, também estará abrigada na avenida Frei Serafim. Nomes como os de Edson Meirelles do Nascimento, Nonato de Oliveira, Gabriel Arcanjo e Dora Parentes, são apenas alguns entre os demais que mostrarão através da arte da pintura e escultura traços que remetem a temáticas diversificadas.
Dentro da vasta programação do Salão Internacional de Humor também tem destaque o ciclo de palestras, debates e oficinas com a finalidade de compartilhar conhecimento. O foco destas atividades será o Meio Ambiente, que este ano é o tema do Salão. Temas importantes e pessoas especializadas no estudo do Meio Ambiente compõem a programação do ciclo de palestras.
Diário do Povo