Rondônia aumenta vigilância contra a Febre de Oropouche: Medidas e Ações Intensificadas
03/09/2024 - 08:01Orientações sobre Arboviroses em Rondônia
Além dos atendimentos de urgência e emergência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Oeiras tem levado à comunidade capacitação em primeiros socorros. O treinamento já foi realizado em diversas instituições da cidade e direcionado para vários segmentos sociais – agentes de comunitários de saúde, zona rural e urbana; servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS); alunos do curso Técnico em Enfermagem do Centro Estadual de Educação Profissional-CAIC Professor Balduíno Barbosa de Deus e colaboradores da concessionária Honda.
A última capacitação aconteceu na quinta-feira, 08, e foi direcionada para os servidores do Campus Oeiras do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O objetivo é ensinar habilidades técnicas e comportamentais para que a população oeirense consiga agir em situações emergenciais, enquanto a assistência médica não for acionada.
“A capacitação visa a formação da população leiga com os conhecimentos básicos de primeiros socorros e também a divulgação do serviço”, destaca o enfermeiro Gesmiel Gales, responsável técnico pelo SAMU em Oeiras, que ministrou as capacitações ao lado dos enfermeiros Enycle e Kedima e dos socorristas, Egnel Silva e Joelson Clementino, sob a coordenação geral da enfermeira, Naila Roberta.
Além da capacitação em primeiros socorros, o SAMU de Oeiras também desenvolve o projeto “Amigos do Coração”, voltado para situações de parada cardiorrespiratória.