Geral
SAMU recebe unidades avançadas para atendimento ambulatorial em Oeiras
Por: Da Redação em 13/04/2011 - 22:22
A prefeitura municipal de Oeiras através da secretaria municipal de Saúde está se preparando para receber sete 3 novas ambulâncias para o SAMU, sendo que estas são de atendimento avançado. O SAMU já possui uma ambulância de atendimento básico.
Esta previsto para este dia 14 de abril a entrega das três primeiras ambulâncias. Posteriormente serão entregue mais quatro. Essas ambulâncias atenderão Oeiras e sua zona rural, como também cidades da microrregião.
“O trabalho do SAMU funciona através da rapidez no atendimento das chamadas da população. Por dia são inúmeros atendimentos, sendo que a demanda é tão grande que periodicamente as ambulâncias apresentam problemas mecânicos e precisam ser repostas. Com a chegada dessas novas, além de melhorar o atendimento, evitará que pacientes aguardem muito tempo, enquanto outro possível paciente fique esperando”, disse o prefeito Portela.

Ainda de acordo com Portela, a prefeitura teve que custear toda a despesa de equipamentos das ambulâncias, uma vez que o governo entrega apenas o carro. Toda a parte de aparelhos e capacitação de pessoal é custeada pela prefeitura.
“Tivemos que construir uma nova sede e contrataremos 8 Técnicos em enfermagem, 8 médicos e 12 motoristas. Nosso objetivo é oferecer a nossa população uma saúde cada vez melhor”, acrescentou o prefeito Portela.
SAMU
O atendimento do SAMU é especificamente de transporte de pacientes para os hospitais. A central de atendimento 192 está disponível 24 horas por dia para atender toda a população da região. Durante o atendimento, é feito um “cadastro” rápido para as informações mais urgentes como endereço para e queixa do paciente. O atendimento do SAMU conta com o médico regulador, este para atender o paciente por telefone para conhecer a gravidade do caso e se tratando de uma pequena enfermidade, a solução pode ser dada por telefone. Se o caso for grave, um médico de plantão acompanha dentro da unidade móvel de terapia intensiva a ocorrência.