
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira Raízes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
A escolha da cidade de Santos como uma das sub-sedes da Copa do Mundo pode fazer com que o Santos construa uma nova casa. A dúvida, entretanto, seria entre a reforma da lendária Vila Belmiro ou a construção de um novo estádio, uma moderna arena para 35 mil espectadores, que facilitaria o trabalho do clube para convencer uma grande seleção a se hospedar na região da Baixada Santista.
O sonho de reforma da Vila é antigo. Para citar um dos exemplos, em 2007, a antiga cúpula santista, presidida por Marcelo Teixeira, chegou a apresentar a imprensa um projeto no qual o estádio do Peixe seria ampliado e reformado, com a sua arquitetura ficando mais parecida com o Estádio de La Bombonera, do Boca Juniors (Argentina), um dos mais temidos caldeirões do futebol mundial.
Porém, aquele projeto não deu certo pois, o apoio da prefeitura do município não foi o suficiente e o Alvinegro Praiano não conseguiu comprar algumas casas em torno da Vila Belmiro, o que é a principal dificuldade encontrada pelo Santos para a reforma de sua casa. Mesmo assim, a atual diretoria, presidida por Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, não descarta executar um novo plano para ampliação e modernização da Vila.
Outra alternativa também seria construir um novo estádio. Oficialmente, o Peixe não confirma, mas o terreno localizado entre a Portuguesa Santista e a Associação Atlética dos Portuários, entre a Vila Belmiro e o CT Rei Pelé, é uma das opções. A outra seria uma nova arena em Cubatão, ideia que já foi discutida anos atrás, sem grandes avanços. Até mesmo um estádio em Diadema, região da grande São Paulo, outro plano antigo, também já foi citada.
Sem dar indicações de qual será a decisão da diretoria, o gerente de patrimônio santista, Luiz Fernando Vella, admitiu que o Alvinegro Praiano realmente está estudando alternativas para que tenha, num futuro bem próximo, uma casa maior e mais moderna.
“Se tivermos uma seleção aqui durante a Copa do Mundo, certamente ela vai querer usar a Vila para amistosos. No entanto, não é apenas isso que precisamos analisar. O momento é o de discutir um projeto mais amplo de reforma da Vila Belmiro. Estamos analisando a construção de um novo estádio ou a ampliação e reforma da Vila. Não temos uma definição de qual solução será adotada ainda”, destacou.