
Reunião em Teresina discute retomada do Festival de Cultura de Oeiras
08/05/2025 - 12:28Encontro fortalece articulação para retomada deste tradicional Festival na cidade.
São Luís se tornou ontem, oficialmente, a Capital Brasileira da Cultura 2009. A entrega do título foi celebrada em uma noite de festa no Teatro Arthur Azevedo e contou com a presença de autoridades, entre as quais o prefeito João Castelo, o diretor-executivo da ONG Capital Brasileira da Cultura, Mário Vendrell Royo, e a chefe de representação da Cultura para a Região Nordeste, Tarciana Portella, representando o Ministério da Cultura (Minc).
Para marcar a celebração, diversos grupos culturais se apresentaram na Rua do Sol e na Praça João Lisboa, próximo ao local em que ocorreu a solenidade. Entre as atrações, blocos tradicionais, cacuriás, grupos de bumba-meu-boi e tambor de crioula.
Durante a solenidade, João Castelo e Mário Vendrell assinaram o Termo de Parceria entre a ONG Capital Brasileira da Cultura e a Prefeitura. Na ocasião, também foi entregue o Diploma de Capital Brasileira da Cultura 2009. O prefeito da cidade Caxias do Sul/RS, José Ivo Sartori, entregou ainda o Troféu do Imigrante, símbolo dessa cidade, para celebrar o encontro das culturas maranhense e gaúcha.
São Luís foi eleita Capital Brasileira da Cultura ano passado, após ser avaliada por uma comissão constituída por membros do Ministério da Cultura e de Turismo e pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais. O título coincide ainda com a época em que se comemora o Ano da França no Brasil. Durante todo o ano, a cidade desenvolverá uma programação cultural especial. “São Luís será anfitriã em diversos eventos nacionais e internacionais. Este novo título irá agregar mais valor à nossa cultura”, declarou o secretário municipal de Cultura Euclides Moreira.
A escolha do título tinha como alguns critérios cultura própria, patrimônio e herança cultural. “A cidade orgulha-se de sua culinária típica, de sua paisagem exuberante e de sua musicalidade, seja ela da terra, como o boi e o tambor de crioula, ou importada (o reggae). Somando a isso, o ar vagamente europeu, proveniente de seu rico casario colonial”, disse o prefeito João Castelo.
A primeira cidade nomeada Capital Brasileira da Cultura foi Olinda, Pernambuco, em 2006. Em 2007, foi São João Del Rey, em Minas Gerais, foi a segunda cidade a receber o título. Ano passado, a cidade eleita foi Caxias do Sul.
A iniciativa que elege anualmente capitais da cultura começou na Europa, em 1985.