
São Miguel do Fidalgo é premiado pela Equatorial Energia por destaque na Tarifa Social
29/05/2025 - 09:58Reconhecimento veio pela alta cobertura de cadastros ativos no programa que garante desconto na conta de energia para famílias de baixa renda
A Prefeitura de São Miguel do Fidalgo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta quarta-feira, 28 de maio, à ação “Pegando no Pé”, voltada à prevenção e controle do Pé Diabético. A atividade, realizada na UBS São Miguel do Fidalgo, é direcionada aos diabéticos acompanhados nas microáreas dos agentes comunitários de saúde Cristiane Oliveira e Ademar João.
Além do cuidado com os pés, a programação inclui orientações sobre alimentação saudável e prevenção do câncer de boca. Também foram ofertados diversos serviços de saúde: verificação de sinais vitais, eletrocardiograma, avaliação do pé diabético, solicitação de exames, atendimentos médicos e de enfermagem, atualização da caderneta de vacinação e acompanhamento para pacientes do programa Hiperdia.
A equipe responsável pela realização da ação contou com a enfermeira Érica Soares, a nutricionista Lenice Carvalho, a cirurgiã-dentista Alita Tavares, a médica Dra. Ystella Josino e o coordenador da Atenção Primária, Tiago Castro.
O prefeito Dr. Erimar Soares destacou que ações como esta fortalecem o cuidado com a saúde pública e se tornam ainda mais relevantes quando envolvem atenção personalizada. “Estamos falando de pessoas que, muitas vezes, silenciosamente, convivem com complicações evitáveis. Ao trazermos essa ação para a Unidade Básica, mostramos que a saúde deve estar próxima, disponível e atenta às necessidades de cada comunidade. Essa é uma maneira de garantir dignidade, autonomia e bem-estar às pessoas que lidam com o diabetes em seu dia a dia.”
A secretária municipal de saúde, Nadja Nara, ressaltou a importância de manter uma agenda ativa de cuidados com condições crônicas. “Esse tipo de ação permite que as equipes ampliem o olhar sobre o paciente. Não se trata apenas de medir glicemia, mas de orientar sobre alimentação, reconhecer sinais precoces de problemas, conversar sobre cuidados diários. É nesse processo que a atenção primária se fortalece: quando consegue ser educativa, resolutiva e contínua.”
Tiago Castro, coordenador da Atenção Primária, explicou que o foco é fortalecer o vínculo entre o paciente e a equipe de saúde. “Quando a pessoa compreende o que está acontecendo com o seu corpo, e sabe que pode contar com profissionais para orientar, intervir e acompanhar, conseguimos melhorar a adesão ao tratamento, prevenir agravos e ampliar os resultados positivos. Trabalhar com o Pé Diabético é cuidar da base, é evitar que um problema que poderia ser tratado com simplicidade se torne algo incapacitante.”
A ação terá continuidade nas próximas semanas, com cronograma específico de avaliação do Pé Diabético nas Unidades Básicas de Saúde da sede e da zona rural:
Cronograma da Ação “Pegando no Pé” – Avaliação do Pé Diabético
UBS São Miguel do Fidalgo
UBS do Caldeirão
UBS de Fonte de Fátima
Usuários devem levar a caderneta de vacinação, o cartão do SUS e a caderneta do Hiperdia para atualização dos dados.