
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira Raízes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
O São Paulo deslanchou no segundo tempo e venceu o Botafogo-SP por 5 a 0 neste domingo no estádio do Morumbi pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.
Com um desempenho avassalador a partir do meio do segundo tempo, o São Paulo goleou o Botafogo-SP por 5 a 0 e conseguiu retornar ao G-4 do Campeonato Paulista faltando uma rodada para o final da primeira fase.
Com a expressiva vitória, o São Paulo retornou ao G-4 da competição (pois havia perdido a vaga com o triunfo da Portuguesa no sábado) e agora tem 33 pontos no quarto lugar. O Botafogo-SP permaneceu com 28, sem chances de vaga para a semifinal.
Na rodada decisiva do Paulistão que acontecerá na quarta-feira, o São Paulo irá até Piracicaba onde encara o Santo André. Já o Botafogo-SP recebe o Monte Azul em casa.
O jogo
A partida, que teve um Morumbi com pouco público talvez devido ao feriado de Páscoa, começou com os propósitos bem definidos das duas equipes: o São Paulo de atacar e o Botafogo de se defender apostando nos contra-ataques, como confessaram os dois técnicos antes do jogo.
“Vamos ter situações diferentes de um tempo para outro, mas ideia inicial é ficar na marcação”, assumiu o botafoguense Galli Neto. “Não é uma tarefa fácil [vencer]. Depende do nosso esforço e da nossa qualidade. No futebol não tem nada melhor”, retrucou Ricardo Gomes.
O São Paulo dominou as ações do primeiro tempo, mas teve dificuldade em passar pela defesa do Botafogo-SP, chegando ao gol rival em bola parada e em lances isolados de habilidade de seus jogadores.
Em um desses lances, Dagoberto deu drible da vaca em Walter e foi derrubado dentro da área. Pênalti que o goleiro Rogério Ceni, curiosamente, bateu com a famosa ‘paradinha’, criticada por ele mesmo quando sofreu o gol de Neymar na derrota contra o Santos. O capitão são-paulino chutou em cima de Wéverton e perdeu a chance de abrir o placar.
Ao contrário de outros jogos no Morumbi, o São Paulo não foi sonolento, sempre buscando o resultado para continuar dependendo de si mesmo para garantir o lugar na semifinal do Estadual. Cauteloso, o Botafogo-SP só ameaçou em bolas paradas.
No fim da etapa, o São Paulo foi premiado pela superioridade ao abrir o placar. Aos 45min, Miranda arrancou para o ataque e achou Marlos sozinho. O atacante só tocou por cima de Wéverton e fez o gol.
No segundo tempo, o Botafogo-SP, que precisava do empate, adotou uma postura mais ofensiva na partida. José Galli Neto abandonou o esquema com três volantes e colocou o meia Xuxa em campo, equilibrando o duelo.
Mas justamente quando o Botafogo-SP havia conseguido equilibrar o duelo, o São Paulo deslanchou na partida, e os gols foram saindo aos montes. Aos 14min, Hernanes fez o segundo. Aos 22min, Rodrigo Souto fez outro. Dois minutos depois Junior Cesar, em contra-ataque, praticamente liquidou a partida.
O São Paulo, porém, conseguiu fazer mais um, quando Hernanes recebeu belo passe de Jorge Wagner, fintou o marcador e só teve o trabalho de tocar na saída do goleiro do Botafogo-SP para delírio do torcedor são-paulino que compareceu ao Morumbi no feriado de Páscoa.
SÃO PAULO 5 x 0 BOTAFOGO-SP
SÃO PAULO
Rogério Ceni; Jean, Alex Silva (Renato Silva), Miranda e Junior Cesar; Rodrigo Souto, Hernanes, Marlos e Jorge Wagner (Carlinhos Paraíba); Fernandinho e Dagoberto (Marcelinho Paraíba)
Técnico: Ricardo Gomes
BOTAFOGO-SP
Wéverton; Jonas, Walter, Leandro Amaro e Andrezinho; Augusto Recife, Rodrigo Pontes, Vinícius (Xuxa) e João Henrique (Washington); Adriano e André Neles (Bruno)
Técnico: José Galli Neto
Data: 04/04/2010, domingo
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)
Auxiliares: Ednilson Corona (SP) e Alberto Masseira (SP)
Público: 8.805 (8.764 pagantes)
Renda: R$ 211.359,75
Cartões amarelos: Alex Silva, Junior Cesar (São Paulo); Jonas, Augusto Recife (Botafogo-SP)
Gols: Marlos (SP), aos 45min do primeiro tempo; Hernanes (SP) aos 14min, Rodrigo Souto (SP) aos 22min e Junior Cesar (SP) aos 24min e Hernanes (SP) aos 37min do segundo tempo