
Oeiras apresenta Projeto Mente em Foco com ações voltadas à saúde mental e à inclusão
16/07/2025 - 09:18Durante lançamento, prefeito anunciou Centro de Diagnóstico para neurodivergentes a partir do próximo ano
O município de Oeiras fez-se representado pelo Coordenador Municipal de Vigilância Epidemiológica, enfermeiro Miguel Ângelo e a Coordenadora Municipal de Controle da Tuberculose enfermeira Jéssica Cavalcante.
Segundo o Enfro. Miguel Ângelo, "a Tuberculose ( TB ) é uma doença considerada um problema de saúde pública que merece atenção e exige o desenvolvimento de estratégias de controle".
Durante a capacitação foram discutidos o novo manejo para enfrentamento da doença, o perfil epidemiológico do estado do Piauí e dos municípios presentes, experiências vivenciadas dentre outros assuntos relacionados.
No que se refere ao município de Oeiras, o coordenador da Vigilância Epidemiológica pontua que "Oeiras tem recebido total apoio dos gestores locais e que há um grande compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em cumprir com as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e que confrontando dados comparativos percebe-se uma redução no número de casos, pois de acordo com informações do banco de dados, em 2016 foram notificados 12 casos, 2017 com 09 casos, todos notificados, investigados, devidamente acompanhados e encerrados dentro do prazo pelo critério de cura. Já em 2018 já temos notificados 03 casos que estão em andamento, visto que é uma doença que leva em média 6 meses de tratamento a partir da sua detecção. Nosso compromisso agora é capacitarmos a equipes de Estratégia Saúde da Família do município e permanecermos vigilantes", finaliza Miguel Ângelo.