
O novo edital do programa Mais Médicos disponibiliza 12 novas oportunidades para o município de Oeiras
04/05/2025 - 09:31Conforme o edital o município de Oeiras terá 12 vagas disponíveis que visa robustecer a atenção primária em saúde
A campanha de vacinação contra o sarampo em Oeiras acontece entre os dias 13 de agosto e 16 de setembro. O dia “D” será em 13 de agosto, junto com a segunda etapa da campanha contra a poliomielite (paralisia infantil). A meta é imunizar 95% das crianças com idade entre 1 ano e menores de 7 anos, o equivalente a cerca de 3.587 crianças. E contra a paralisia infantil deverão ser vacinadas 3.020 crianças.
As vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde e todas as crianças da faixa etária prevista deverão ser vacinadas, mesmo que tenham sido imunizadas anteriormente.
A vacina só é contraindicada para crianças que tiveram reações anafiláticas a doses anteriores e para aquelas com imunodeficiências congênitas ou adquiridas severas, tratamento com imunossupressores por tempo prolongado ou infecção sintomática pelo HIV. Em caso de dúvida os pais ou responsáveis deverão procurar um médico, explica a enfermeira Kércia Rêgo, Coordenadora Municipal de Imunização.
O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento das machas até quatro dias após o surgimento das mesmas.
A vacinação é o meio mais eficaz para prevenir tanto o sarampo quanto a poliomielite.
Em 2011, o Ministério da Saúde confirmou 10 casos de sarampo em território nacional, todos relacionados a casos importados da Europa. O último caso autóctone no Brasil foi registrado em 2001.
“VACINAÇÃO PARA QUEM PRECISA DE MAIS PROTEÇÃO.
UM DIREITO SEU ASSEGURADO PELO SUS!”