
Ex-prefeito, que empregou esposa e filhos na prefeitura, é condenado por nepotismo
13/04/2025 - 16:07Os cargos variavam entre funções polÃticas e técnicas.
A Secretaria Municipal de Saúde de São João do Piauà em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde deu inÃcio, na manhã do ultimo sábado (3), à Capacitação em Aperfeiçoamento em Maternidade direcionada para auxiliares e técnicos de enfermagem. O curso está dividido em 5 módulos e se estende até o dia 27 de setembro. A primeira etapa aconteceu na Escola Dirceu Arco Verde sob a coordenação das enfermeiras Deise Oliveira, Fátima Rodrigues, e Noemi Damasceno.
A idéia principal é sensibilizar os profissionais da saúde que atuam nos centros obstétricos para que estejam aptos a realizar o atendimento de qualidade e humanizado ,assim como também, prestar primeiros socorros a gestantes e recém nascidos durante o trabalho de parto, nascimento e puerperio, e incentivar o aleitamento materno, reduzindo os Ãndices de mortalidade neonatal e infantil.
Outros municÃpios também estão capacitando enfermeiros. Em 2008 secretários de estado da Saúde da região Nordeste e da Amazônia assinaram um pacto em prol da redução da mortalidade infantil e, desde então, os estados dessas duas regiões, onde a incidência dos casos de mortalidade neonatal e infantil é alta, vêm desenvolvendo capacitações no sentido de aprimorar a atenção na maternidade,informou Mauro Marinho Secretário Municipal de saúde.
O aperfeiçoamento trabalha as seguintes temáticas: PolÃtica Nacional de Atenção à Saúde da Mulher, Importância da Redução da Mortalidade Materna e Infantil, Fisiologia do parto, Acolhimento e Humanização, Avaliação e classificação do risco ao nascer, Parada cardio-respiratória no recém-nascido e reanimação neonatal, hemorragia, complicações do parto, entre outras.