Defensoria inaugura nova sede em Oeiras atendendo padrões de modernidade e segurança
21/01/2025 - 08:22A Defensoria conta atualmente em Oeiras com a atuação dos Defensores Públicos Nikolai Olchanowski e Cicero Cassio de Araújo Silva.
 O Secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto, visitou a Penitenciária Regional de Oeiras na última quinta-feira (2), onde conheceu a unidade e o trabalho que vem sendo realizado pela equipe desta unidade, que tem como gerente Carlos Eduardo Andrade.
Na oportunidade, o secretário dialogou com representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e Pastoral Carcerária do municÃpio e firmou um termo de parceria entre a Penitenciária Regional de Oeiras e o Hospital Regional Deolindo Couto.
Segundo o termo de parceria, a Penitenciária Regional de Oeiras receberá os insumos para produção de pães, petas, bolos e biscoitos na panificadora da unidade, que tem mão de obra exclusivamente dos reeducandos. O referido fornecimento será destinado ao Grupo de Trabalho de Humanização-GTH do Hospital Regional Deolindo Couto, fortalecendo assim o efetivo trabalho de humanização já realizado neste hospital, que por conseguinte, melhorarão e aumentarão os atendimentos, os servidores estarão mais satisfeitos, potencializando a motivação destes no ambiente de trabalho.
Em contrapartida, a Penitenciária Regional de Oeiras, além de receber os insumos necessários para produção, aumentará a oferta de vagas de trabalho, que além de outros benefÃcios, como a remissão da pena, oportunizará um novo ofÃcio, servindo como terapia ocupacional, além é claro, que haverá celeridade na articulação da prestação da assistência à saúde dos reeducandos, nos atendimentos médicos e laboratórios, associado inclusive ao recebimento de medicamentos, quando houver disponibilidade.
A celebração do referido termo, se deu no fórum da cidade de Oeiras, assinado pelas seguintes autoridades: Secretário de Estado da Justiça do PiauÃ, Cel. Carlos Augusto; da diretora geral do Hospital Regional Deolindo Couto, Thays Emanuely; do diretor administrativo do HRDC, José Amilton; do gerente da Penitenciária Regional de Oeiras, Carlos Eduardo; Juiz da Vara de Execuções Penais de Oeiras, Dr. Rafael Palludo; Promotor de justiça de Oeiras, Dr. José Sérvio; Defensora Pública de Oeiras,Dra.Cyntya Tereza e do presidente da OAB-SUBSEÇÃO de Oeiras, Dr. Fidelman Fontes
Internos de Oeiras produzem pães para APAE
Ao pães fabricados pelos Reeducandos da Penitenciária Regional de Oeiras, também são destinados a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Oeiras. A produção acontece na padaria da unidade penal e, diariamente, 100 unidades do alimento são entregues na instituição filantrópica.
A parceria entre a gerência da unidade penal e a instituição social acontece desde 2020. Em contrapartida, a APAE oportuniza o auxÃlio aos atendimentos multidisciplinares que dispõem no local.
"A parceria é de uma importância para a APAE. Esses pães, que por sinal, são de muita qualidade, servem como lanche, café da manhã das pessoas que atendemos, e merenda escolar das nossas crianças. A gente também dá esse suporte nos atendimentos de saúde aos detentos e disponibilizamos nossos profissionais para palestras educativas e campanhas de prevenção na unidade penal", comentou Lêda Alves, diretora pedagógica da APAE Oeiras.
Para o Gerente da unidade penal, Carlos Eduardo Menezes, a parceria é saudável para a questão da humanização e ressocialização dos apenados "A importância está na possibilidade exatamente em prestar uma ampla assistência no processo de humanização, ressocialização e reinserção do interno no seio familiar e da sociedade. Essa demanda exige profissionalizar e fazer os produtos serem reconhecidos, aprovados e comercializados", ressaltou o gestor.