Saúde no Mural

Secretários municipais debatem ações para descentralização da saúde no Piauí

O evento, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), acontece no Hotel Blue Tree Tower Rio Poty, em Teresina.

Secretários municipais debatem ações para descentralização da saúde no Piauí
Compartilhar
WhatsApp
 Secretários municipais dos 224 municípios do Piauí estão reunidos no Seminário Estadual Estratégias de Fortalecimento do SUS/Piauí e o processo de descentralização da saúde no Estado. 
O evento, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), acontece no Hotel Blue Tree Tower Rio Poty, em Teresina. 
Segundo a presidente do Cosems-PI e secretária municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, o Conselho tem observado algumas fragilidades dentro de algumas regiões de saúde no que diz respeito ao acesso do usuário, a questão hospitalar, como o acesso e deslocamento desses locais mais distantes da capital. 
"O objetivo hoje é descentralizar cada vez mais as ações e os serviços para as 11 regiões de saúde para que não tenhamos o serviço todo centralizado em Teresina. Queremos descentralizar cada vez mais o serviço da saúde no Piaui", pontuou Auridene Moreira. 
 Secretários municipais debatem ações para descentralização da saúde no Piauí — imagem 1

O secretário Estadual de Saúde, Antonio Neris, afirmou que o seminário é importante para discutir novas formas de entrada da população no sistema de saúde pública no Piauí. 
"Passamos por um momento de pandemia onde o SUS foi totalmente testado. Nós somos um dos estados que serviu de exemplo. Nossas ações de saúde serviram de inspiração para outros estados", destacou Antonio Neris. 
Durante o seminário, será realizada a 7ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS, que consiste na exposição de experiências exitosas relativas à saúde pública nos municípios piauienses. De acordo com Amanda Pinheiro, Coordenadora da Mostra, o evento é uma possibilidade dos profissionais de saúde mostrarem as ações realizadas para oferecer um melhor atendimento aos usuários do SUS.
 Secretários municipais debatem ações para descentralização da saúde no Piauí — imagem 2

O Seminário Estadual Estratégias de Fortalecimento do SUS/Piauí em 2022 é uma oportunidade para gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde avaliarem, aprofundarem seus conhecimentos e traçarem metas referentes à Atenção Básica e à Média e Alta Complexidades dos serviços de saúde realizados nos municípios piauienses.