Segurança: Força Tática de Oeiras orienta população contra 'golpes'
Diante de vários registros de boletins de ocorrência sobre crimes de estelionato na cidade de Oeiras em um curto espaço de tempo. Tentando alertar a população sobre estes casos, a Força Tática dá algumas dicas a população oeirense e principalmente as localidades circunvizinhas de como se prevenir contra essa prática delituosa.
O final de ano até o começo do novo ano é o período em que se observa um aumento do movimento no comércio devido a compras de natal, material escolar e etc, e esse fato também desperta e é o preferido dos estelionatários que se aproveitam na maioria dos casos, da ingenuidade e fragilidade de suas vítimas que na sua grande maioria são pessoas idosas, deficientes e pessoas que não sabem ler. Essas pessoas são os alvos preferidos dos bandidos.
Geralmente esse tipo de golpe é aplicado por criminosos de outras cidades maiores como Picos, Teresina entre outras. O que dificulta ainda mais a identificação dos mesmos por se tratar de pessoas muitas vezes desconhecidas pela polícia e da população local. Os criminosos especialistas nessa prática não despertam suspeitas, geralmente são pessoas de meia idade, em alguns casos até idosos, bem vestidos e com muita desenvoltura pra falar, ou seja, conseguem envolver e enganar a vítima através da conversa.
"As pessoas têm que ter consciência de uma coisa: que ninguém ganha nada sem pagar por ela ou ter feito algum tipo de consórcio ou ter comprado em alguma loja. Nesse caso, são aquelas pessoas que recebem telefonemas, cartas, e-mail's em que são contempladas com casas, carros, dinheiro, cestas básicas ou outro tipo de benefício. Sempre que essa situação acontecer, DESCONFIE, e EVITE fornecer dados pessoais, número de telefone ou fazer qualquer tipo de depósito ou transferência. Os criminosos especialistas nessas áreas identificam e manipulam o sentimento dessas pessoas," alerta o soldado Galvão integrante da Força Tática de Oeiras.
Outro momento considerado crucial e por muitos ignorados e não percebido é o adentramento em qualquer agência bancária. O cidadão deve ter o máximo de atenção possível, pois os criminosos agem dentro das agências bancárias observando "alvos potenciais" ou seja, pessoas que aparentam ter dificuldade em manusear os caixas eletrônicos e que sacam quantias razoáveis em dinheiro; pessoas idosas e desacompanhas que ao saírem da agência são abordados por esses criminosos. Nesses casos acontecem a "saidinha de banco" onde o criminoso com auxílio de moto ou carro realiza o assalto levando o dinheiro. E também o famoso "Conto do Vigário" onde o criminoso confunde a vítima e depois furta o dinheiro.
"Nos últimos dois mais recentes casos em Oeiras, o criminoso se passou por funcionário do banco, e em outro caso, o criminoso deixa cair um envelope propositalmente e a vítima ao tentar ajudar é enganada e em seguida tem seu dinheiro furtado", conta o soldado Galvão.
A população tem que adotar certas precauções para sua própria segurança. E a PM orienta:
-Evite transportar grandes quantidades em dinheiro.
-Evite comentar com pessoas que VC têm muito dinheiro em casa ou que vai realizar alguma operação bancária, negócio ou comprar algum bem de maior valor.
-Sempre que possível vá acompanhado de pessoas de confiança quando for sacar quantidades maiores de dinheiro ou até seu salário (em espacial pessoas idosas, ou aquelas que não sabem ler).
-Não aceite ajuda de estranhos que se oferecem dentro da agência bancária e principalmente, evite qualquer conversa relacionada ao tema com pessoas na rua.
-Evite guardar quantidades grandes em casa. Prefira abrir e guardar em uma conta poupança num banco.
-E sempre que desconfiar ou presenciar uma situação desse tipo denuncie, peça ajuda de uma outra pessoa conhecida e ligue para a polícia relatando de forma clara e precisa todas as informações.
E em todos esses casos, para que a polícia possa dar uma resposta positiva, há a necessidade do maior número de informações. Hoje se conta com a ajuda das filmagens das câmeras de segurança das agências bancárias e dos estabelecimentos comerciais que em alguns casos auxiliam na identificação de possíveis criminosos, por isso, a polícia agradece e solicita sempre que for possível o fornecimento das imagens.
"Vivemos em um momento de banalização da Violência devido a fragilidade da Lei e a falta de emprego no país. E infelizmente o "cidadão de bem" está refém dessa situação. A atuação policial se fortalece com a junção de esforços entre a população com a polícia através da troca de informações. A Policia Militar e Civil de Oeiras vêm trabalhando duro para levar a toda a população de oeirense mais segurança", finaliza o integrante da Força Tática.
A polícia conta com a ajuda e participação de toda a população na guerra contra a Criminalidade. E ao ver qualquer ilegalidade, ligue denuncie. Os telefones são:
- 190 PM
- 3462-1313 Policia Cívil
- (89)99460-0291 Força Tática de Oeiras