
Mesatenista oeirense conquista medalha de bronze pela Seleção Brasileira de Tênis de Mesa
28/03/2025 - 17:20O atleta está invicto na competição com três vitórias nos três jogos da primeira etapa do torneio.
Não é fácil ser (primeiro) volante no Brasil. O torcedor não consegue perceber a importância de um eficiente meia defensivo no bom desenvolvimento do jogo coletivo. Luiz Gustavo sabe bem o que é isso. Tem sido um dos melhores jogadores da Seleção, porém passa despercebido para a maioria dos torcedores. Na sexta-feira, ele não estará em campo. Cumprirá suspensão diante da Colômbia. Em uma posição crucial, região por onde James Rodríguez costuma ocupar em campo, há duas perguntas que inquietam. Quem vai substituir Luiz Gustavo? E a possibilidade de que Scolari escale seu “queridinho” Henrique leva à segunda questão: Será que o Brasil terá o zagueiro Henrique improvisado de volante?
Quando Felipão anunciou os 23 convocados para o Mundial, não houve razões para grandes críticas. Um nome, porém, foi bastante contestado: o zagueiro Henrique. Diante da temporada excelente realizada por Miranda, campeão espanhol com o Atlético de Madrid e vice da Liga dos Campeões, parecia incompreensível que o treinador tivesse optado por Henrique, que sequer era titular de seu clube, o Napoli, e quando jogava, era geralmente improvisado: como volante ou lateral direito. “É um jogador em que confio, gosto do futebol dele”, justificou Scolari.
Se optar por Henrique no lugar de Luiz Gustavo, Felipão não fará algo inédito. Na campanha do pentacampeonato, em 2002, o técnico usou Edmilson como um terceiro zagueiro e, às vezes, atuando como volante. A função não será novidade para Henrique. O jogador já atuou como volante com Felipão. Foi na conquista da Copa do Brasil, em 2012, pelo Palmeiras quando jogou assim na semi e na final.
Henrique não é a única opção à disposição de Scolari. O treinador tem a possibilidade de colocar Dante na zaga e adiantar David Luiz para a cabeça-de-área, posição que vinha atuando no Chelsea. Outra opção é recuar Fernandinho para jogar como primeiro volante, função que exerce no Manchester City, e abrir uma vaga no meio-campo, que poderia ser ocupada por Hernanes, Ramires ou Paulinho.