
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
O dia 22 de agosto marca o Dia Internacional do Folclore e para comemorar a data, o Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí - Fundac, realiza, de hoje até o dia 22, a Semana das Tradições Populares, no Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes. Este ano, o evento homenageia a cantora piauiense Maria da Inglaterra. A abertura oficial acontecerá hoje, às 8 horas, com a apresentação de grupos folclóricos que retratam em suas músicas e danças as tradições do Piauí.
A diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, falou da semana folclórica e das novidades para este ano. "Uma das novidades será a exposição da evolução dos brinquedos, um espaço, onde adultos e crianças poderão compartilhar do processo de transformação que os brinquedos sofreram com o passar dos anos", disse. Ela ressaltou os benefícios que o Museu recebeu nos últimos tempos.
"Com a implantação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) muitos benefícios chegaram aos museus de todo o Estado. O Ibram nos proporcionou um grande avanço e sua repercussão alcança também todos os municípios do Piauí para apoiar a organização e manutenção dos museus", declara Dora Medeiros.
Para a diretora do Museu, a Semana das Tradições Populares servirá para enriquecer o conhecimento dos visitantes. "Com a visita ao museu os visitantes poderão conhecer melhor sua região e a realidade dos seus antepassados. Na oportunidade, crianças e adultos terão contato com tradições populares que foram resgatadas".
A HOMENAGEADA: Maria Luiza dos Santos, a Maria da Inglaterra, começou a cantar aos 26 anos e mesmo sem sabe ler nem escrever, já compôs mais de 2.000 músicas e tem dois CDs gravados. Maria da Inglaterra é uma personagem importante para a cultura piauiense tanto que no maior festival de música do Piauí, o Piauí Pop, tem um palco com seu nome.
A Semana das Tradições Populares conta com o apoio do Governo do Estado, Fundac, Associação dos Amigos do Museu e Associação do Povoado Tinguizal.
Confira a programação do evento
Quarta-feira - 19/8/2009
8h - Apresentação de Grupos Tradicionais
8h30 - Abertura oficial
9h - Abertura da exposição temporária "A Evolução dos Brinquedos" com atividades lúdicas
9h30 - Palestra "O Brincar", com o professor Francisco de Assis Fortes
Quinta-feira - 20/8/2009
8h - Apresentação de Grupos Tradicionais
9h - Palestra "Cassimiradas: Memórias e Sociabilidades na Arte Brincante de Cassimiro Coco", com Chagas Vale
8h às 17h30 - Exposição temporária "A Evolução dos Brinquedos"
Sexta-feira - 21/9/2009
8h - Apresentação de Grupos Tradicionais
8h às 17h30 - Exposição temporária "A Evolução dos Brinquedos".
9h - Mesa "A Salvaguarda do Patrimônio Imaterial do Piauí"
Expositores: Patrícia Mendes-FUNDAC/Ricardo Augusto-IPHAN
Sábado - 22/09/2009
8h - Apresentação de Grupos Tradicionais
9h - Homenagem a Maria da Inglaterra
9h30 - Apresentação de Maria da Inglaterra e Grupo "Estrela de Luzilândia"
8h às 17h30min - Exposição temporária "A Evolução dos Brinquedos"
Diário do Povo