
Profissionais de São Miguel do Fidalgo participam de curso sobre atendimento a mulheres em situação de violência
25/08/2025 - 09:38Capacitação realizada em Paes Landim reuniu instituições da rede de proteção
Na última sexta-feira, 22 de agosto, foi realizado, na Creche Sossego Mamãe, o III Seminário Municipal de Boas Práticas, ação do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC). O encontro teve como tema “Alfabetizar com equidade: boas práticas para ensinar a todos e a cada um” e reuniu professores, coordenadores e gestores da rede municipal de ensino.
O evento contou com uma comissão avaliadora formada por três profissionais de municípios vizinhos: a secretária municipal de Educação de São José do Peixe, Evanilde Carvalho Páscoa; a coordenadora municipal do PPAIC e articuladora da RENALFA em Paes Landim, Márcia Madeira; e a formadora da Educação Infantil do PPAIC de São José do Peixe, Ana Maria dos Santos.
Foram apresentadas práticas pedagógicas em diferentes categorias. Na Educação Infantil, venceu a experiência “As bonecas da Vó Maria”, da professora Mel Duarte, apresentada pelas professoras Nildete de Carvalho Soares e Bianca de Jesus Sousa, da Creche Sossego Mamãe.
Na categoria Ciclo de Alfabetização, a prática vencedora foi “Soletrando letra por letra – sílaba por sílaba – palavra por palavra, construímos o edifício do saber”, apresentada pela professora Maria das Dores Luz, da Escola Municipal Polonordeste.
Já na categoria Gestão Escolar, a experiência premiada foi “Caderno de monitoramento escolar – acompanhamento sistemático de aprendizagem”, apresentada pela coordenadora pedagógica Willk Sânia da Costa Castro e pela diretora Francisca Anilma da Silva Araújo, da Escola Municipal Joaquim Dias de Oliveira.
O prefeito de São Miguel do Fidalgo, Dr. Erimar Soares, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento da rede municipal de ensino. “O seminário valoriza as experiências que estão sendo desenvolvidas em nossas escolas e coloca o aprendizado dos estudantes como prioridade. É um momento de reconhecimento do trabalho dos educadores e de incentivo para que possamos avançar cada vez mais na alfabetização com equidade”, afirmou.
O seminário teve como objetivo promover a troca de experiências e fortalecer as ações de alfabetização, com foco na equidade e no respeito às particularidades de cada estudante.