
Últimos dias de Abril deverão ser chuvosos no PiauÃ, alerta Defesa Civil
23/04/2025 - 11:07Neste ano, o inverno piauiense foi marcado por chuvas irregulares e abaixo da média histórica
O SENAI – Departamento Regional do Piauí prossegue com a realização de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nos municípios do interior do Estado. Por meio do Centro de Tecnologia em Alimentos (CTA), unidade operacional do setor de alimentos do SENAI-PI, a entidade vem desenvolvendo o curso de Produtor de Embutidos e Defumados para 28 participantes da cidade de Picos.
O curso iniciou em fevereiro e tem encerramento previsto para este mês. Conta com carga horária de 160 horas envolvendo aulas práticas e teóricas nos módulos básico e específico. De acordo com a Instrutora do curso, Cláudia Leite, que é Mestre em Engenharia de Alimentos, o objetivo principal é investir maciçamente em educação profissional, qualificando pessoas para o mercado de trabalho na área de industrialização da carne.
Segundo Cláudia Leite, conforme o conteúdo programático do curso, no módulo básico os participantes desenvolvem competências de cidadania contribuindo para a questão ambiental, além de noções de segurança, primeiros socorros, e empreendedorismo. “Já no módulo específico, disse Cláudia, os alunos contam, com orientações sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF), Fabricação de Embutidos, Produção de Defumados e Elaboração de Produtos Salgados”, explicou.
O curso Produtor de Embutidos e Defumados que está sendo realizado em Picos conta com alunos de perfil heterogêneo, composto por pessoas da comunidade, estudantes e trabalhadores que não conheciam o processo de produção de alimentos. Para o diretor regional do SENAI do Piauí, Ewerton Negri Pinheiro, a entidade está expandindo a interiorização a fim de democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional para a população piauiense.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional para estudantes e trabalhadores em entidades do Sistema “S” e escolas técnicas.