
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
A primeira viagem do projeto Caravana Brasil
Nacional levou operadores de turismo a um Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade: o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, no início deste mês. Resultado da visita foi o reconhecimento do roteiro como sendo um local de grande potencial para comercialização. Com diversos vestígios da presença de povos pré-históricos, como fogueiras, inscrições rupestres e artefatos de pedra lascada, o parque é um sítio arqueológico de 60 mil anos.
Abrindo com um encontro entre fornecedores do destino Serra da Capivara e os operadores em Teresina, os participantes foram para a cidade de São Raimundo Nonato, onde conheceram o Museu do Homem Americano e Centro Cultural Sérgio Mota e logo após participaram de um outro encontro com empresários locais.
No roteiro, dois dias de visita ao Parque Nacional da Serra da Capivara e outros atrativos da região. Para Diane Du-mas, da Easygoing Brazil, que não vendia este destino, "a viagem foi muito boa e consegui obter uma visão muito realista da região. Temos como objetivo divulgar mais esse local para nossos clientes e comer-cializá-lo mais no futuro." Ela lembra que "a infra-estrutura local e o difícil acesso a região dificultam a venda do produto para nosso público estrangeiro. Porém nosso objetivo é divulgar a cada oportunidade mais esse destino".
Jurema Monteiro, Coordenadora Geral de Apoio à Co-mercialização do Ministério do Turismo, que participou da Caravana, acredita que esta etapa surpreendeu porque "era a primeira vez que o destino recebia uma viagem com operadores, e todos ficaram encantados com a receptividade do povo, a estrutura e beleza do parque nacional, que oferece um excelente produto para promoção. A viagem foi válida também para que os atores locais (governo e empresários) ouvissem dos participantes da Caravana sugestões para melhorar a oferta e o produto na Serra da Capivara. Acho que estamos cumprindo nosso objetivo."
O objetivo da Caravana Brasil é promover a realização de viagens para que os agentes e operadores de turismo tenham a oportunidade de conhecer destinos e produtos turísticos - novos ou já comercializados - e que, ao mesmo tempo, visitem feiras e eventos comerciais de destaque no setor.
Diário do Povo