
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Todo mundo está preocupado apenas em saber se o governador Wellington Dias (PT) vai sair ou não do cargo. Mas longe do Palácio de Karnak, outro templo político vai ser alvo de mudanças: a Assembleia Legislativa do Piauí. Sete deputados estaduais já tem a mais pura certeza que estarão sem mandato a partir do dia 02 de abril.
Para se chegar aos futuros ex-deputados não foi tarefa muito fácil, pois o jogo político nessa legislatura da Assembleia permitiu "brechas" consideradas polêmicas. Foi deputado da base que saiu do cargo para dar lugar a quem era oposição. Foi opositor que teve que se curvar ao governo. Bom, mas isso é política, pra eles é normal.
Vamos lá. Com o retorno do deputado Assis Carvalho, atual secretário de Saúde, deixa o poder Legislativo o deputado Fábio Novo. Teve o mandato ameaçado meses atrás com o retorno de Valério Carvalho, mas a base tratou de dar seu jeitinho e garantiu o petista na cadeira.
O polêmico deputado Tererê vai devolver o mandato para o presidente do PSDB, Luciano Filho. O mesmo acontece com Ubiraci Carvalho, que passa o assento que tem na Alepi para Flávio Nogueira (PDT), hoje secretário das Cidades.
Marcelo Coelho também se despede da Casa e retorna Kléber Eulálio, atual secretário do Governo. Com a volta de Fernando Monteiro (DEM), o ex-oposicionista Leal Junior também deixa a Assembleia.
Com o retorno de Hélio Isaias (PTB), deixa o mandato o deputado Paulo César Vilarinho. E com a grande volta de Robert Rios, secretário de Segurança, sai da Assembleia, Paulo Henrique Paes Landim.
Mas engana-se quem pensa que os deputados ficarão "desempregados" até o próximo ano, caso sejam eleitos. Quase todos exercem outras carreiras. Leal Junior, por exemplo, é Procurador da República. Os dois Paulos, o Vilarinho e o Landim são médicos. Rios é delegado da Polícia Federal aposentado. Ubiraci é professor da UFPI. Fábio Novo é jornalista e Marcelo Coelho, advogado.
O deputado Tererê é o único dos suplentes que não possui o currículo divulgado no site da Alepi.
Hérlon Moraes/ Acesse Piauí