
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, foi eleito com a nova Executiva Nacional do PSDB durante convenção na tarde deste sábado (28) em Brasília/DF. Candidato da oposição nas últimas eleições para o Governo do Piauí, o tucano será conselheiro vogal no partido, que continuará sendo comandado pelo deputado federal Sérgio Guerra (PE). Os deputados estaduais Firmino Filho e Luciano Nunes também participaram da convenção.
No mesmo evento, o ex-senador Tasso Jereissati (CE) foi escolhido para presidir o Instituto Teotônio Vilela (ITV) – órgão de estudos e formação política do partido, com orçamento próprio e gestão independente.
A cúpula tucana anunciou ainda a formação do novo conselho político do partido, que inclui o ex-governador de São Paulo José Serra, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, o senador mineiro Aécio Neves, o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o governador de Goiás, Marcone Perilo.
O presidente Sérgio Guerra anunciou ainda que os ajustes necessários para o novo conselho, que deverá ter poder de deliberação na executiva nacional, serão feitos posteriormente. Guerra procurou demonstrar consonância com os discursos de Aécio Neves e José Serra e voltou a afastar os rumores de racha interno no partido. “O PSDB nunca esteve dividido. Essa afirmação é uma fraude. Sempre nos unimos”, disse.
As notícias sobre o que seria uma disputa de poder entre o senador mineiro e o ex-governador de São Paulo também foram negadas pelos dois em discursos anteriores ao de Sérgio Guerra. A presidência do Instituto Teotônio Vilela, que teria sido almejada por Serra e oferecida a Jereissati pelo grupo de Aécio Neves, estaria entre os principais pontos de discórdia.
10ª Comissão Executiva Nacional
Presidente de Honra: Fernando Henrique Cardoso
Presidente: Sérgio Guerra
Primeiro Vice-Presidente: Alberto Goldman
Vice-presidente: Eduardo Jorge Caldas Pereira
Vice-presidente: Emanuel Fernandes
Vice-presidente: Flexa Ribeiro
Vice-presidente: João Almeida
Secretário-Geral: Rodrigo de Castro
Primeiro Secretário: Paulo Bauer
Segundo Secretário: Alfredo Kaefer
Tesoureiro: Márcio Fortes
Tesoureiro-Adjunto: Reinaldo Azambuja
Líder no Senado Federal: Álvaro Dias
Líder na Câmara dos Deputados: Duarte Nogueira
Vogal: Andrea Matarazzo
Vogal: Andrea Zito
Vogal: Bonifácio Andrada
Vogal: Bruno Araújo
Vogal: Cássio Cunha Lima
Vogal: Cícero Lucena
Vogal: Jutahy Magalhães Junior
Vogal: Leonel Pavan
Vogal: Sílvio Mendes
Vogal: Telma de Oliveira
Suplente 1: Wilson Santos
Suplente 2: Teresinha Nunes
Suplente 3: Márcio Bittar
Suplente 4: Otávio Leite
Suplente 5: Elton Rohnelt
Suplente 6: Moema São Thiago
Suplente 7: Antônio Luz
Ex-presidentes:
Fernando Henrique Cardoso
Pimenta da Veiga
Teotônio Vilela
José Aníbal
José Serra
Eduardo Azeredo
Tasso Jereissati