Geral
Teresinha Gonçalves: 80 anos de salto alto
Por: Da Redação em 21/08/2014 - 00:01
Completar 80 anos é atingir uma marca digna de competidores olímpicos. Chegar aos 80 esbanjando saúde, alegria, vitalidade, carisma, lucidez, beleza e elegância é um feito que só os medalhistas alcançam. Celebrar os 80 anos com a publicação de um livro de crônicas e poesias é exclusividade dos que conquistam o lugar mais cobiçado do podium.
E foi assim, do alto do podium e de seu destacado salto, que Teresa Gonçalves Mendes de Carvalho, nossa querida Dona Teresinha, irradiando simpatia, graça, cultura e inteligência, recepcionou no sábado, dia 16, mais de duzentos convidados em sua festa de oitenta anos de vida, realizada no buffet Cardinalle, em Teresina.
Foi tudo muito bonito, a começar do lançamento do livro O TEMPO E O VERSO na festa de aniversário (idéia dos filhos). A obra, editada por Leonardo Dias ( editora Nova Aliança) reúne textos produzidos por Dona Teresinha num período de quase 40 anos. São 21 poemas, quatro crônicas, uma dissertação, alguns discursos e muitas preces e orações. O texto mais antigo remonta a 1977 e o mais novo, a crônica Sepultando os Meus Mortos, foi escrita em junho deste ano. A primeira poesia (Poema para Lara Teresa) é de 2009 e a mais recente, Oeiras Sem Tempo, é de maio de 2014.

A celebração começou às 20:30h. Mas Dona Teresinha chegou meia hora antes, para estrelar uma sessão de fotos com os filhos e netos. Às 22:00h teve início a solenidade de lançamento do livro. A apresentação foi feita pelo filho Cláucio. A personalidade culta e elegante e o caráter de pessoa justa, correta, sensível e solidária da poetisa foram exaltados pela neta Layla em um marcante e bem elaborado discurso. Por fim, Dona Teresinha agradeceu a Deus, aos filhos e a presença dos convidados.
Falou que costuma arquivar em um classificador as coisas que escreve, mas, como simples dona de casa, não tinha a pretensão de torná-las pública. Os filhos é que entenderam de compartilhar com os outros as memórias, os sentimentos e as emoções contidas em tais escritos. Ela disse ter se agradado da idéia e que hoje se encontra imensamente feliz por poder oferecer a obra o TEMPO E O VERSO aos convidados de sua festa de oitenta anos.

Os livros, autografados antecipadamente, foram entregues pelos sete filhos e quatorze netos aos convidados em suas mesas. Alguns exemplares, no entanto, como os destinados aos irmãos da autora, foram assinados no transcurso da festa.
Tudo muito bonito e sofisticado. Com peças fornecidas pela LEMS e projeto do renomado arquiteto Ronaldo Veras, a decoração da festa ficou um espetáculo. Coisa de novela. O bolo, lindo, reproduzindo a capa do livro ( uma obra de arte, por sinal), é de autoria de Dona Jamira. Os docinhos, deliciosos, de encher a boca e os olhos, foram assinados por Larissa Coelho, Luzia Fialho, Dárcia Nunes (Teresina), Vera Petribu ( Recife), Karla Gadelha ( São Luis), e Tíssia Hammes ( Florianópolis). Os doces de figo, de limão e de leite são made in Oeiras. A animação musical ficou por conta da competente banda Trio Tamoio, com participação especial de Dalmir Filho.

O cerimonial, irrepreensível e sem o qual nenhuma festa pode almejar o rótulo top, foi comandado pela excelente Leila Sampaio. Tudo muito bem organizado, nos seus devidos lugares, nos seus mínimos detalhes.
Dona Teresinha, sóbria, serena, elegante e satisfeita, sem demonstrar o menor cansaço e sem descer um instante só do salto alto, despediu-se dos últimos convidados já prá lá das duas da madrugada. Com certeza, depois que a poetisa se recolheu a casa, deitou e adormeceu, ela teve um dos sonos mais leves e tranqüilos de seus pujantes oitenta anos de vida.









.jpg)











.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)


















































.jpg)


.jpg)












.jpg)
.jpg)








.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)



