
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
16 votos a 14, o deputado estadual Fábio Novo (PT) não conseguiu romper a hegemonia peemedebista na presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Themístocles Sampaio foi eleito pela sexta vez no início da tarde deste sábado (01/01) como presidente do Poder Legislativo estadual. A eleição foi tensa. Themístocles e Fábio Novo demonstravam nervosismo enquanto cada um dos deputados dirigia-se à urna para votar.
Cada voto durou cerca de dois minutos. Após o resultado final, os deputados do lado de Themístocles se abraçaram efusivamente aos gritos de "vitória". O resultado surpreendeu já que especulava-se a vitória de Novo com 19 votos divulgados pelo próprio petista.
Durante a votação, Themístocles chegou a lembrar aos deputados que eles deveriam votar "usando a consciência". A eleição foi marcada de polêmicas e acusações de favorecimento do Poder Executivo, através do governador Wellington Dias (PT) e do prefeito Firmino Filho (PSDB), a favor de Fábio Novo. Após a votação, Firmino Filho deixou o plenário e limitou-se a dizer: "Eleição é assim".