Geral
Título de eleitor poderá ser tirado pela internet
Por: em 30/07/2009 - 00:05
A partir do dia 10 de agosto, solicitar título de eleitor, atualizar dados pessoais e trocar de domicílio eleitoral deve ficar mais prático para os cidadãos em geral, tanto para quem já é eleitor, como para quem ainda vai tirar o primeiro título. Desde o começo de julho, o Tribunal Superior Eleitoral destaca equipes técnicas para a implantação do software TítuloNet, um sistema que deverá estar disponível no website do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país até o final de agosto e proporcionará mais agilidade no atendimento à população que pretende procurar um cartório.
Até agora, somente os estados da Paraíba, Rondônia, Paraná e o Distrito Federal possuem o sistema, que, facilita o atendimento, mas não exclui a necessidade de ir ao cartório ou à sede do Tribunal Regional Eleitoral. No Piauí, cerca de 2,1 milhões de eleitores serão beneficiados, além daqueles que ainda vão expedir o título.
O sistema funcionará da seguinte forma: o internauta acessará o site e realizará o Registro de Alistamento Eleitoral, que funciona com um pré-atendimento, antes de ela procurar o cartório. No próprio site, haverá a marcação do horário de atendimento no cartório portando toda a documentação exigida para a realização do procedimento desejado. Estes, por sua vez, terão funcionários destacados para atender as pessoas com horário marcado. O funcionário rapidamente checa os dados cadastrados e os confronta no banco de dados nacional para observar se a pessoa está em dia com as obrigações eleitorais.
Além disso, caso não compareça às eleições, o eleitor pode imprimir no site a guia de pagamento para regularização do título e levar direto ao banco, sem intermédio do TRE ou de cartórios. “O objetivo da implantação desse sistema é facilitar a vida do eleitor. Isso proporciona que, um atendimento que antes era feito em 15 minutos, possa ser realizado em cinco minutos”, afirma Evaldo Chagas, secretário de Tecnologia da Informática do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.
O sistema colocará à disposição do eleitor uma lista com os locais de votação mais próximos à sua residência para que ele possa escolher o melhor local para votar nas próximas eleições. Caso tenha vaga, o eleitor poderá realizar o cadastro, modificando assim seu domicílio eleitoral.