
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
O fim da greve dos professores parece ter chegado ao fim. O desembargador Francisco Paes Landim, do Tribunal de Justiça do Piauí, decidiu na tarde desta quarta-feira (02/03), em liminar, que 70% dos professores em greve há mais de duas semanas retornem às salas de aula num prazo de 48h, “a fim de que deem início ao ano letivo na rede estadual de ensino, de modo a preservar a continuidade da prestação dos serviços essenciais de educação”.
Ele estipula ainda que em caso de descumprimento, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí - SINTE deverá pagar uma multa diária de R$ 100 mil. A decisão atende a pedido do governador Wellington Dias. Uma audiência de conciliação foi marcada para o dia 14 de março.
De acordo com o Secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva, para não prejudicar o ano letivo em andamento e agilizar o funcionamento das escolas, o governador Wellington Dias decidiu que fossem implantados os 5% de reajuste salarial apenas para os servidores da Educação que estão em sala de aula. "Essa primeira parcela será paga numa folha suplementar na próxima semana", explica Franzé.
Na última negociação com os servidores, o governador Wellington Dias propôs à categoria que pagaria o reajuste de 11, 36% em duas parcelas. A primeira parcela de 5% seria retroativa a janeiro/2016. A segunda parcela, de 6,36%, seria paga em outubro/2016. Os servidores recusaram a proposta.
A ilegalidade da greve dos servidores da Educação foi solicitada junto ao Tribunal de Justiça. Segundo o secretário Franzé, a partir de março, haverá desconto no contracheque dos servidores dos dias parados. "Dos 27 Estados da federação, apenas dois estão em negociação com os professores-Rio Grande do Norte e Piauí. Os outros estão sem implementar negociação. E o único Estado em greve é o Piauí", afirma Franzé.
Profissionais da educação para manifestação em Oeiras
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Núcleo Regional de Oeiras convoca os professores e funcionários para uma grande manifestação a ser realizada na próxima sexta feira, 03.
A concentração dos profissionais da educação acontece na Praça Costa Alvarenga a partir das 9 horas da manhã. Em seguida a categoria promete fazer grande ato em favor do movimento grevista que segue em todo o estado do Piauí desde o último dia 15 de fevereiro.
Oeiras é uma das cidades do Piauí onde movimento grevista é considerado muito forte. De acordo com o SINTE 100% das escolas estaduais do município estão fechadas. O trabalho de organização do movimento em Oeiras é realizado por um grupo de professores que se articula em conversar também com pais e alunos quem tem recebido muito bem as reivindicações dos educadores.
Nessa segunda feira, 01, a articulação aconteceu na Unidade Escolar Armando Burlamaque onde depois de uma grande articulação, os pais dos estudantes se sensibilizaram e resolveram atender a reivindicação dos educadores em não enviar os alunos pra escola.