
PF investiga uso de dados de beneficiários do Bolsa Família para emitir nota fiscal fria no Piauí
12/02/2025 - 11:28Estima-se que o golpe desviou mais de R$ 30 mil.
TRANQUILIDADE E AGILIDADE MARCAM AS ELEIÇÕES GERAIS NO MUNICÍPIO DE PAES LANDIM
O combate à compra e à venda de votos foi a tônica dos trabalhos desempenhados pela Justiça Eleitoral da Zona do Município de PAES LANDIM, situado no centro sul do Estado do Piauí, que culminou numa tranquila e exitosa eleição.
Audiências públicas, distribuição de panfletos e pronunciamentos na emissora de rádio local, realizados pela Juíza Eleitoral, foram determinantes para, enfim, inspirar no eleitor, daquele município, o desejo de participar de eleições limpas.
O pleito foi administrado e fiscalizado, pessoalmente, pela Juíza Eleitoral, Dra. DANIELLE CHRISTINE SILVA MELO BURICHEL, em parceria com o atuante Representante do Ministério Público Eleitoral, Dr. PAULO RUBENS PARENTE REBOUÇAS e sob a coordenação efetiva da Chefe do Cartório Eleitoral, a servidora LEILA DE ARAÚJO e da servidora requisitada, KEYLANE AMORIM LEITE, com a utilização de práticas legais, adequadas e indispensáveis ao equilíbrio das eleições.
Essa parceria contribuiu para o pleno desenvolvimento do processo eleitoral, preservando a dose necessária de harmonia social, em meio aos inevitáveis percalços enfrentados para garantir a lisura do pleito, os interesses legítimos e a participação consciente nas eleições, visando à construção de uma sociedade livre, justa e igualitária que garanta o direito de todos ao desenvolvimento social.
A Juíza Eleitoral e o Promotor ressaltaram, também, a importância das devidas cautelas que devem ser observadas para a condução de um pleito tranquilo, enaltecendo, ainda, o seriíssimo trabalho de acompanhamento do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, realizado pelas equipes que se escondem por trás da cortina da tecnologia envolvida, conduzindo, a distância, toda a logística e exercendo de forma tão brilhante esse papel.
“Com o desiderato de coibir o mau vezo da corrupção eleitoral, mesmo com o difícil acesso, percorremos as mais longínquas localidades do município, a fim de repassar às comunidades menos favorecidas a mensagem do voto consciente, livre de interferências escusas e, felizmente, parece ter o eleitorado entendido o nosso recado”– enfatizou a jovem Magistrada.
Além do trabalho em conjunto entre a Justiça Eleitoral, o Ministério Público e a Polícia Militar, no combate à corrupção eleitoral, a 83ª Zona Eleitoral, mais uma vez, foi a primeira no Estado do Piauí a concluir os trabalhos de finalização do processamento eletrônico da votação, verificada no 1º turno das Eleições Gerais 2010, com celeridade, confirmando a transparência e a eficiência que norteiam, atualmente, o processo eleitoral.
Cabe ressaltar que os eleitores de PAES LANDIM, antes mesmo das 18h30, já sabiam o resultado oficial da votação de seus candidatos.
Após a conclusão dos trabalhos, a Juíza Eleitoral, o Promotor Eleitoral e a Chefe do Cartório, proclamaram os resultados oficiais, em praça pública, para a população que aguardava, ansiosamente, em ritmo de festa, o pronunciamento da Excelentíssima Juíza Eleitoral.
A Chefe do Cartório aproveitou para declarar que uma eleição não se faz somente a partir da logística técnica empregada e do conhecimento. Faz-se também com emoção, talento e superação, sentimentos positivos absolutamente necessários.