
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Ao longo dos anos os órgãos federais, estaduais e municipais de trânsito vêm tentando reduzir os números de acidentes nas estradas e áreas metropolitanos do Brasil. Periodicamente, são lançadas campanhas educativas, renovadas e intensificadas as sinalizações nos trechos mais perigosos e, de tempos em tempos, criadas novas leis, como a mais recente, Lei Seca.
Estudos realizados pelos departamentos de trânsito e transporte são realizados constantemente para ajudar a melhorar estas ações e assim, reduzir o número de acidentes. O mais recente levantamento realizado pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) apontou que mais da metade dos acidentes em rodovias federais do país ocorreu em apenas 5,5% da malha, de acordo com dados de 2007.
O levantamento foi realizado com o objetivo de apontar a concentração de acidentes nas estradas e a partir daí diagnosticar os problemas mais graves das rodovias federais brasileiras. Para realizar este mapeamento o Dnit usou dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Do total de 63 mil quilômetros de vias pavimentadas e fiscalizadas pela PRF foram localizados os pontos com dez ou mais acidentes em malha rodoviária pavimentada em cerca de 51 mil quilômetros.
O resultado do estudo apontou a existência de pelo menos 2.791 pontos críticos nas estradas do Brasil, com alta incidência de acidentes e que nove dos dez principais pontos críticos estão em áreas urbanas. Do total de 128 mil acidentes em 2007, cerca de 68 mil foram nos pontos críticos. Dessas 68 mil ocorrências, 1.864 tiveram mortes e outras 23,4 mil registraram apenas pessoas feridas.
No Piauí, nas estradas monitoradas pela PRF de 14 pontos críticos apontados, sendo 5 nas estradas e 9 dentro da região metropolitana de Teresina. De acordo com o Inspetor Roberto Fernandes, do setor de acidentes da PRF alguns pontos críticos em Teresina têm sido trabalhados em parceria com o Dnit e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, mas muitos ainda precisam ser reavaliados.
PONTOS CRÍTICOS EM TERESINA
Na avenida João XXIII existem quatro pontos críticos: um no cruzamento com a Av. Governador Gayoso de Oliveira, próximo à Canadá Veículos e outro no cruzamento com a Rua Miguel Arcoverde, na altura da Drogasemc. “Nestes dois pontos os acidentes são constantes e sinais luminosos não têm resolvido o problema, mesmo com sensor”, explica Fernandes.
O terceiro ponto é o retorno localizado na Av. João XXIII, logo depois do acesso para a Avenida dos Expedicionários. “Neste local acontecem acidentes quase que diariamente. Ainda há divergência sobre o que fazer. O Dnit pretende aumentar a distância do retorno para a saída da avenida com o intuito de reduzir o afunilamento. Já a Strans prefere que seja instalado no local um sinal luminoso”, afirma.
O quarto ponto, localizado na Ladeira do Uruguai, já teve uma redução no número de acidente após a construção de uma rótula no cruzamento das avenidas. João XXIII com Zequinha Freire. Nos bairros Lourival Parente e Promorar a solução para os pontos críticos também veio em forma de mini-rótulas. “Ainda são pontos críticos, mas que apresentaram redução no número de acidentes com as medidas tomadas”, diz Roberto Fernandes.
Outro ponto crítico dentro de Teresina que teve redução de acidentes acontece no balão da Av. Miguel Rosa que faz ligação com a BR-316 e BR-343. No local foi colocado um sinal luminoso com sensor. No trecho que contempla o viaduto do Terminal Rodoviário também acontecem vários acidentes. No local foram colocadas faixas de pedestres e lombadas e também existe uma passarela que não é utilizada, provocando acidentes graves.
Ainda em Teresina, acidentes diários são confirmados no Povoado Chapadinha, há 20 Km de Teresina. “É um povoado novo, incluído dentro da macro região de Teresina e que toda semana apresenta acidentes com morte. Mesmo com a sinalização existe muito excesso de velocidade e comportamento imprudente. Os maiores acidentados nesta região são pedestres, ciclistas e motociclistas”, explica o Inspetor.
PONTOS CRÍTICOS NAS ESTRADAS DO PIAUÍ
Nas estradas são cinco os pontos críticos que apresentam altos índices de acidentes no Piuaí. A Curva da Raposa, entre Campo Maior e Altos, a Curva do Pirangi, entre Buriti dos Lopes e Parnaíba e a Volta da Jurema, localizada 80km antes de Buruti dos Lopes são os mais graves porque são curvas de 90º, que devem ser feitas com velocidade máxima de 60km. “As curvas estão bem sinalizadas, mas os motoristas insistem em não respeitar o limite de velocidade”, diz Roberto Fernandes.
Também são regiões críticas o trevo localizado na Estaca Zero, que dá acesso para o município de Floriano e a rótula que dá entrada para a cidade de Picos. “Nestes dois trechos as rótulas são bem perigosas, por isso exigem cuidados a mais do motorista”, afirma o Inspetor.
Fonte: Portal Meio Norte