
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
O balanço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que no Piauà serão cancelados 21 mil, 438 tÃtulos eleitorais. A decisão foi tomada após o fim do prazo dado para regularizar e justificar a falta nas últimas três eleições.
Os eleitores tinham até o dia 14 de abril e apenas 986 piauienses normalizaram situação perante a justiça. Em Teresina, o número cai para 220. Na capital do Piauà os irregulares somam 5.011.
O número de eleitores que terão o tÃtulo cancelado seria suficiente para ter eleito o prefeito Piripiri, a 157 quilômetros de Teresina. No pleito realizado em 2008, Luis Menezes alcançou a vitória com 16.043 votos.
Além de perder o cadastro na Justiça Eleitoral, o eleitor com o tÃtulo cancelado não pode tirar passaporte ou documento de identidade, receber salários se trabalhar para o poder público e obter certos tipos de empréstimos e inscrições.
Também não pode assumir um emprego público, se matricular em um estabelecimento de ensino público e conseguir documentos em repartições diplomáticas. Se um eleitor deixou de votar no 1º e no 2º turno, serão contadas duas faltas para efeito de cancelamento.
Os eleitores de 16 a 18 anos e com mais de 70 anos não estão nesta lista. Os portadores de deficiência fÃsica estavam isentos da regularização.