
Falece em Oeiras, Maria de Souza Feitosa aos 83 anos
01/05/2025 - 07:33Matriarca da família Feitosa enfrentava uma doença pulmonar e deixou filhos, netos e bisnetos
Os investimentos em tecnologia e pesquisa são vultosos. Há dois anos a equipe de engenharia da TV Clube estuda como implantar o sistema no Piauí. “Uma nova emissora vai ser montada com a compra de equipamentos, desde receptores de satélite, câmeras, ilhas de edição, exibidores de comerciais e jornalismo, até chegar ao transmissor. Tudo para operar na tecnologia digital que vai impor mudanças também para o mercado publicitário”; afirma Sérgio Paiva engenheiro eletrônico da Clube.
A TV digital vai exigir da emissora, só em equipamentos, um investimento inicial de mais de 2 milhões de dólares, o que corresponde a quase 5 milhões de reais. O financiamento vai ser feito pelo Banco do Nordeste. O contrato de liberação do recurso vai ser assinado nessa segunda-feira entre o banco e a TV Clube. Ainda hoje chega a Teresina o Ministro das Comunicações, Hélio Costa. Ele vem para consignar o canal digital às emissoras locais, dando sequência ao processo que oficialmente iniciou-se há mais de um ano.
A TV Globo exige que as afiliadas utilizem o máximo em confiabilidade e qualidade. O telespectador vai receber o sinal com perfeição. Um show de transmissão. A imagem pode chegar à casa do telespectador com até seis vezes mais definição do que se vê nas tv’s atualmente. O mesmo vale para o som, que terá qualidade equivalente ao de um aparelho de DVD. Isto é alta definição (HD).
A TV digital vai proporcionar ainda mobilidade. Vai ser possível assistir a programação em qualquer lugar e a qualquer hora em aparelhos móveis e portáteis desde televisores, laptops e telefones celulares, e o melhor: sem nenhum custo. Ao mesmo tempo em que assiste a um programa, o telespectador vai poder acompanhar na tela um banco de dados sobre toda a programação, horários, além de informações sobre o programa que está no ar. A transmissão digital possibilita ainda a interatividade, ainda que não completamente implementada neste primeiro momento.
Os profissionais de TV se preparam para viver essa realidade. Toda essa transformação vai impor um jeito novo de fazer televisão. As falhas, os erros não vão mais poder ser escondidos. Até mesmo a maquiagem para TV digital é especial. Consultores da Rede Globo viajam o Brasil para explicar as mudanças a todos os departamentos das afiliadas. Recentemente a consultora de moda da Globo Regina Marteli esteve em Teresina para um bate-papo com repórteres e apresentadores. Ela orientou sobre mudanças no guarda-roupa e na maquiagem. “As atrizes já estão usando maquiagem em spray que esconde imperfeições e deixa a pele mais iluminada e menos oleosa. Produtos que provavelmente vão ser os indicados para os repórteres”, explica Marteli.
Nesse primeiro momento, a TV Clube está atendendo as exigências da Globo na aquisição de dois transmissores, antena, encoder, e multiplexer que juntos compõem o sistema de transmissão, que já contempla o sinal 1-Seg (sinal para recepção de dispositivos portáteis: tv de mão, telefones celulares). Os comerciais também poderão ser exibidos em alta definição.
O telespectador vai ter que se adaptar às mudanças, com a aquisição de novos aparelhos de TV ou de um adaptador, a um custo a partir de 300 reais para possibilitar a recepção do sinal nos aparelhos de TV atuais. As medidas dos aparelhos de tvs vão ser decisivas para o modo de exibição. No atual sistema, o analógico, a tela é similar a um quadrado, com relação de aspecto 4/3. Já na transmissão digital a tela padrão se assemelha a um retângulo, com essa relação mudando para 16\9.
Para a TV Clube é o momento de virar mais uma página na história da emissora. “Nós temos dado continuidade ao desafio de fazer televisão no Piauí iniciado lá atrás, há 36 anos pelo meu pai, Valter Alencar. Agora as dificuldades são maiores assim como as cobranças. Tudo o que se sabia de tv, vamos ter que reaprender”, declara Segisnado Alencar, diretor presidente da TV Clube. Alencar esclarece ainda que a maior preocupação de todos na emissora é fazer a transição do sistema analógico para o digital com a qualidade, ética e o profissionalismo que o telespectador merece.
Diário do Povo