
Falece em Oeiras, Maria de Souza Feitosa aos 83 anos
01/05/2025 - 07:33Matriarca da família Feitosa enfrentava uma doença pulmonar e deixou filhos, netos e bisnetos
Após seis horas de reunião, o Conselho da Universidade Federal do Piauí anunciou hoje (24) a tarde o fim do vestibular ao aprovar a adesão ao novo modelo proposto pelo Ministério da Educação para o ingresso de estudantes nas universidades federais.
Com isso, a partir do próximo vestibular, a UFPI manterá o Programa Seriado de Ingresso na Universidade - PSIU - até 2010, mas abrirá metade de suas vagas para o Sistema de Seleção Unificada, onde o novo Exame Nacional do Ensino Médio - Enem - valerá como avaliação.
O Ministério da Educação defende que o vestibular é mais voltado para a decoreba e muito pouco para o raciocínio. E que os alunos são treinados para "passar em vestibular" e não para pensar.
Na reunião, a decisão não foi unânime. Foram 25 votos favoráveis à unificação e 10 contrários. A proposta aprovada foi a apresentada pelo Conselho (20 votos a 14) e prevê que os candidatos vão poder se candidatar pelos dois sistemas, tanto o Enem como o PSIU, que só será mantido até 2010.
A partir do próximo Vestibular, não será mais feita a prova de primeira etapa do programa seriado, sendo realizadas apenas as etapas já iniciadas. A partir de 2011, o Vestibular será substituído pelo novo Enem.
"Em ambos os casos vamos continuar respeitando a cota de 20% das vagas para alunos oriundos de escolas públicas. A partir de 2009 o Novo Enem será implantado e em 2011 o PSIU será totalmente extinto. O importante é que a decisão foi amplamente discutida com a comunidade universitária, inclusive com representantes da sociedade e dos estudantes e, de forma democrática, a UFPI aderiu ao novo modelo, mantendo sua autonomia”, disse o reitor Luís Júnior.
Um dos motivos para a adesão da UFPI ao novo sistema é a sobra de vagas nas universidades. No Piauí, foram 24.497 candidatos para 5.635 vagas em 2007. No entanto, nem todas elas foram preenchidas. "O maior mérito dessa nova proposta é sem dúvida garantir que as vagas sejam preenchidas e possamos, assim, gastar melhor o recurso público", disse a Pró-reitora de Ensino de Graduação, Guiomar Passos. Além disso, pesou a desistência pelo programa seriado em favor do PSIU Geral, que chegou a 60%.
Aceita em 25 das 55 instituições federais do país, a proposta do Ministério da Educação, no entanto, não foi aprovada em sua totalidade e sofreu adaptações. A UFPI disse que as medidas vão seguir algumas necessidades locais.
Cidade Verde