Geral
Ufpi pode implantar curso de dança em 2011
Por: Da Redação em 25/04/2010 - 23:45
A necessidade de implantação de um curso superior em dança vem sendo discutida há algum tempo e a perspectiva é que o projeto saia do papel e se torne concreto a partir do próximo ano. Esse é um dos temas que serão discutidos durante o Fórum Nacional "Um Minuto para Dança", que acontece de 29 de abril a 29 de maio em Teresina. O evento é uma realização da Cia Luzia Amélia e da Coordenadoria de Ação Comunitária e Cultura (CACC) da Universidade Federal do PiauÃ.
A coordenadora da CACC, professora Zozilena Fróz, afirma que a pretensão é incluir o Fórum no calendário de eventos da universidade. "Acredito que os esforços estão sendo feitos para reunir todos os profissionais que diretamente ou indiretamente trabalham com a Arte do corpo, como a dança, as ar-tes cênicas, teatro, etc. Este evento será uma oportunidade Ãmpar para discutirmos as linguagens do corpo com o objetivo de estar dando inÃcio à discussão de criar um novo curso da Ufpi, que estamos provisoriamente denominando de dra-maturgia do corpo", explicou.
Na programação do evento serão realizadas palestras, workshops, lançamentos de livros e residências artÃsticas dirigidos à comunidade artÃstica e acadêmica, bem como ao público em geral. O Fórum também propõe uma troca de experiências com outros estados, já que reúne palestrantes de fora, como Dulce Aquino e Lenira Rengel, da Universidade Federal da Bahia, e Rosa Primo, da Universidade Federal do Ceará.
"Acreditamos que direta e indiretamente esse evento será uma forma de reunir esforços e isto certamente irá repercutir em estados vizinhos, especialmente os doNordeste. Agora como é sabido temos vários grupos, companhias de profissionais de dança, de teatro, de circo que tem feito trabalhos significativos na área de linguagens do corpo. Acreditamos que está faltando é a reunião de esforços para juntos fazermos um grande projeto e à medida que seja criado este curso este será um ponto de convergência de todos esses profissionais que verão na academia a oportunidade de se aprimorar, refletir sobre seu fazer, desenvovlver pesquisa e procurar até buscar uma pós-graduação dentro e fora do paÃs", destacou a professora Zozilena Fróz.
A coordenadora ressalta ainda que há muito o que aprender com a experiência de outros estados. Assim como o Piauà tem muito para mostrar fora daqui. "Uma forma de valorizar o que somos em riqueza cultural é se deixar conhecer, e esta oportunidade que queremos para levar cada vez mais longe o Piauà por meio de seus atores, bailarinos, coreógrafos e arte educadores que terão ampliado seu campo de conhecimento e atuação em todos os nÃveis", acredita.
A idéia de criação de um curso a nÃvel de bacharelado e licenciatura na Universidade Federal vem sendo discutido há algum tempo. "Esta idéia já estava sendo formatada. Eu, a Luzia Amélia e seu grupo, bem como o coordenador do curso de Educação ArtÃstica, professor doutor Odailton Aragão Aguiar, já vÃnhamos refletindo sobre esta criação e estávamos esperando este momento oportuno", diz. A professora afirmou que há um pré-projeto para ser discutido durante o evento e o novo curso deve ser implantado no próximo ano.
"Acredito que muita coisa muda com a chegada do curso. Entre outras coisas, oferece uma oportunidade a mais para os profissionais, que ganham a oportunidade de ensinar essa multiplicidade de linguagens em escolas, até porque os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), instituÃdos na lei em 1996, oficializam o campo da dança e artes cênicas nas escolas como disciplina obrigatória", conclui.