
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira, 18, o vereador Beron (PMDB) denunciou o superfaturamento na compra de quadros em acrílico pela prefeitura de Oeiras. “Estão maquiando notas fiscais na cidade de Oeiras. Estão vindo nos balancetes notas forjadas, notas compradas”, denunciou o parlamentar.
De acordo com o parlamentar, de março para maio deste ano, o valor de uma unidade de quadro acrílico, com dimensões idênticas, saltou de R$ 195,00 para R$ 933,50. Um aumento de quase 500% no valor do produto no intervalo de dois meses. “Fiz uma tomada de preços no comércio de Oeiras, em lojas do setor. Esses preços não existem em lugar nenhum”, afirmou o vereador.
Já o vereador Emerson Gonzaga (PTB), disse que os quadros, que seriam destinados à Secretaria Municipal de Educação não estão registrados no almoxarifado da repartição. “Temos o dever de convocar a secretária de Educação para que ela explique como estão sendo gastos os recursos. Quero crer que ela não seja uma mera assinadora (sic) de papéis, quero crer que ela realmente saiba o que está fazendo”, ponderou o parlamentar.
O vereador Espedito Martins (PCdoB), que faz parte da base do prefeito na Câmara, classificou a denuncia como grave. “Não tenho como defender”, declarou.
Concurso público
Em sua fala, o vereador Miguel Ângelo (PMDB) voltou a falar da realização do concurso público por parte da prefeitura Oeiras. Para ele, não é necessária a aprovação do projeto de lei da reforma administrativa para que o certame seja realizado. “Dois anos atrás aprovamos uma lei que autoriza o concurso público. Mais um pedido de enganação por parte do poder público municipal. Quantas vezes vamos aprovar esta lei?”, indagou criticando o projeto de reforma administrativa feito pela prefeitura.
“O concurso público independe deste projeto de lei. Este concurso está autorizado desde 14 de dezembro de 2011. A realização do concurso público em Oeiras depende apenas de boa vontade”, continuou Miguel Ângelo.
Segundo Espedito Martins, a reforma administrativa é necessária, pois dará uma nova estrutura ao quadro de servidores municipais, contemplando a adequação de cargos e valores salariais. “A Câmara vai provar com estas etapas vencidas, se é enganação ou não do prefeito”, rebateu o parlamentar.
Praça da Boa Nova
O presidente da Câmara, vereador Letiano Vieira (PSB), falou sobre melhorias que estão sendo implementadas na zona rural de Oeiras através de projetos e emendas parlamentares e anunciou para breve, a construção de uma praça no povoado Boa Nova.
“Não é mais uma promessa, é uma realidade”, disse o parlamentar destacando seu empenho para a realização da obra, que deve ser executada com recursos já assegurados pelo governador Wilson Martins.
Na sessão também foi votado e aprovado, em segundo turno, o projeto de lei de autoria do vereador Miguel Ângelo que regulamenta a implantação de loteamentos e terrenos urbanos em Oeiras.