Geral
Vigilância Sanitária informa que 620 unidades de achocolatado foram interditadas em Oeiras
Por: Da Redação em 02/09/2016 - 19:22
 Após interdição cautelar emitida pela Anvisa na segunda-feira (29), a Vigilância Sanitária do municÃpio de Oeiras interditou 620 unidades do achocolatado Itambezinho em dois estabelecimentos comerciais dos municÃpios. A medida foi estabelecida para todo território nacional devido o óbito de uma criança, uma hora após a ingestão do produto, com relato de mais dois consumidores afetados em Cuiabá/MS.
Na segunda-feira, os fiscais de Oeiras haviam interditado e lacrado mais de 900 unidades do produto. Porém, segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária de Oeiras, LÃvia Rego, houve uma retificação em relação ao lote na terça-feira (30), o que diminuiu a quantidade de produtos interditados na cidade, passando a ser 620. Os achocolatados estão lacrados e segregados em depósitos dos próprios supermercados.
Segundo ela, no PiauÃ, somente as cidades de Oeiras e Campo Maior realizaram interdição do produto. "Em Oeiras, foram fiscalizados todos os supermercados, tanto os grandes, quanto os pequenos," informou a coordenadora.
A Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (Deddica) apura as causas da morte da criança. A suspeita de envenenamento provocada por ação de terceiros está sendo investigada. "Está sendo investigada a questão do envenenamento, pois pode acontecer de alguém ter usado uma seringa para contaminar apenas algumas unidades do produto do referente lote", disse.
Segundo LÃvia Rego, a interdição cautelar irá durar por 90 dias e poderá ser suspensa caso não sejam confirmadas irregularidades. "Caso seja confirmada a suspeita envenenamento proposital, os produtos serão liberados, até lá continuarão lacrados", explicou.
Da Redação - Welliton Mariano