A Secretaria de Estado da Saúde inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município de Oeiras, na tarde desse sábado, 17. Estavam presentes diversas figuras públicas, entre elas o governador Wellington Dias, o Deputado Federal Assis Carvalho, dentre outras.
Ela vai atender a uma população estimada de 121.120 habitantes, com média de 150 atendimentos por dia.
A UPA de Oeiras teve projeto elaborado ainda no segundo governo do Wellington Dias, quando o deputado federal Assis Carvalho era então secretário de Saúde. Foram investidos R$1.851.057,46, oriundos do Ministério da Saúde e Governo do Estado.
A intenção do projeto é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais da região, pois a UPA terá atendimento 24 horas, com dois médicos plantonistas por dia, tendo sete leitos de observação.
O Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, vai funcionar como retaguarda, ou seja, após a estabilização do paciente na UPA e passar por uma observação de 24h, requerendo uma internação, ele será encaminhado ao hospital regional.
Para o Secretário Francisco Lima a UPA de Oeiras terá grande potencial para atender os casos de urgência e emergência. “Serão mais de 150 atendimentos por dia, dos mais simples aos mais graves”, disse.
A UPA de Oeiras está localizada na Avenida Teotônio Freitas, 657 – Bairro Oeiras Nova.
A iniciativa teve como objetivo principal promover a conscientização sobre o capacitismo e reforçar a importância da inclusão plena das pessoas com deficiência