
Audiência Pública discutirá políticas de proteção animal em Oeiras
06/05/2025 - 20:30Evento será realizado no plenário da Câmara Municipal e é aberto à participação da comunidade
Durante a sua última visita ao interior o
avião do Governo do Estado não pousou na pista do aeroporto de São Raimundo Nonato. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) não deu autorização para uso da pista. O governador Wellington Dias esteve em São Raimundo Nonato para vistoriar a conclusão da obra da pista que tem 1,6 mil metros, mas não tem capacidade para pouso de aviões de grande porte.
Wellington Dias teve que pousar em uma pista de terra, considerada clandestina pela Anac, e seguiu de carro para o local do aeroporto, segundo informações do Portal SRN.com.br., de São Raimundo. A meta do governo é inaugurar toda a obra no próximo ano, com um investimento de cerca de R$ 50 milhões.
O Governo do Estado anunciou a inauguração da obra do aeroporto internacional de São Raimundo Nonato para o dia 10 de junho, já com o primeiro vôo. Mas a ANAC não autorizou a operação na pista. “Para evitar problemas, eu recomendei a equipe para que a gente não pousasse na pista sem que tivesse a licença para não atrapalhar a efetivação da autorização”, disse o governador.
A ANAC informou que não existe pista autorizada em São Raimundo Nonato e que é comum os pilotos, no Piauí, traçarem plano de vôo para um lugar e pousarem em outro, o que é proibido, mas a fiscalização da ANAC só pode atuar se houver uma denúncia formal.
As obras do aeroporto não foram concluídas. O governador assinou ordem de serviço para iniciar a construção de mais 850 metros de pista para que o aeroporto possa receber aviões de grande porte. Foi autorizada ainda o inicio da construção da casa de passageiros no valor de R$ 10,3 milhões.
Segundo dados apresentados ao governador, 20 mil turistas estiveram na Serra da Capivara em 2008, destes 4 mil eram de outros estados. Wellington acredita que com a realização do Global Rock Art - Congresso Internacional Sobre Arte Rupestre, a partir do dia 29, o Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato, já possa estar operando.
“O aeroporto vai oferecer rapidez e mais conforto aos turistas que querem conhecer esta região”, adiantou Wellington. Ele queria fazer pousos e decolagens de forma experimental, mas não foi autorizado pela Anac. O Governo anuncia que um avião Bandeirante, com cerca de 20 lugares, fará vôos regulares para São Raimundo Nonato.
Os 1,6 mil metros de pista do aeroporto de São Raimundo estão praticamente prontos, mas o Governo ainda espera a liberação provisória da Anac para poder entrar em operação, segundo informações do próprio Governo. (LC)
Diário do Povo