
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Os indicados pelo PTB para compor o Governo do Estado ainda não entregaram formalmente os cargos. O partido fazia parte da base de sustentação política do Governo, mas agora está na oposição. O presidente da sigla. Senador João Vicente Claudino, anunciou a entrega dos cargos há 20 dias, mas os cargos ainda não foram entregues. O governador Wilson Martins iniciou a nomeação dos ocupantes para os cargos que eram indicados pelo PTB. Ontem pela manhã, ele nomeou Larissa Martins Maia na secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, antes ocupada pelo deputado Hélio Isaías (PTB).
A nomeação dos cargos deve acontecer naturalmente, já que o PTB, apesar de não ter entregue os cargos, os deixou à disposição do governador. Wilson Martins, que pelo visto, não vê mais possibilidade de um diálogo e aliança política com o partido do senador João Vicente Claudino. O PTB detinha a indicação das secretárias de Defesa Civil, Trabalho e Empreendedorismo, Turismo, Piemtur (Empresa de Turismo do Piauí), Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, além de outras coordenadorias.
Segundo informações do próprio PSB, Larissa Maia já atuava na vice-governadoria do Estado e é filiada militante do PSB.
No entanto, o governador deve promover as indicações dos demais cargos que estavam à disposição ainda esta semana. Ninguém do Governo quer ser pronunciar sobre eventuais nomeações, até porque os cargos tinham sido ocupados pelo pessoal das próprias secretarias.
PMDB terá maior participação no Governo
O líder do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Warton Santos, revelou que o PMDB teve um encontro com o governador Wilson Martins na noite do último domingo, 25, na residência oficial. A conversa foi sobre a aliança política e a indicação do nome do candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Wilson Martins. O governador deve conversar depois com o PT, por enquanto, ele tenta articular com o PMDB que pode ter a participação ampliada ocupando os cargos que eram do PTB no Governo.
O PT tomou conhecimento da reunião do governador com o PMDB. Eles disseram que vão esperar as negociações, ver se existe um entendimento e vão se posicionar depois dos fatos colocados. Mas vão também conversar com o governador sobre a composição da chapa para disputar o Governo.
O deputado Warton Santos confirmou a reunião com Wilson Martins e comentou que não tem porque o PMDB sair da base aliada. Mas tudo será decidido e ratificado pelos filiados do partido em convenção extraordinária, onde será feita a pesquisa para definir o rumo e com quem o PMDB se coligará para este pleito.
"Temos que aguardar a pesquisa e a convenção para podermos nos posicionar oficialmente. A tendência tem sido continuar no Governo. Não tem porque ir para oposição", comentou Warton Santos.
Segundo ele, não existem problemas com o PT. A intenção de todos é manter a aliança com o Governo. A ala do PMDB que estava na oposição leia-se: Mauro Tapety, João Madison Nogueira, Moraes Souza Filho e Ana Paula, alegaram que não estão sabendo de nada da negociação, mas ainda serão informados pelos parlamentares que participaram da reunião com o governador.
Wilson Martins tenta se acertar com o PMDB. Ele assumiu o comando do bloco governista e começou a articular com todos os partidos que fazem parte do blocão. Para a composição, o PMDB deve ser ainda mais privilegiado na estrutura administrativa do Governo. Wilson tem os cargos da Defesa Civil, Desenvolvimento Econômico e coordenações e diretorias para negociar com o partido.(LC)