
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Nesta segunda-feira, 26 de dezembro, Oeiras completa 294 anos de emancipação política. Para comemorar a data, a prefeitura de Oeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo, preparou uma série de celebrações religiosas e cerimônias cívicas.
Construída há mais de três séculos, a cidade de Oeiras se desenvolveu ao redor da matriz de Nossa Senhora da Vitória. Inicialmente foi conhecida como Vila da Mocha, por estar localizada às margens do riacho Mocha. Teve seu nome modificado para homenagear o Conde de Oeiras, futuro Marquês de Pombal, o todo poderoso ministro da corte portuguesa do Rei D. José.
Para o historiador Júnior Vianna, a data é uma oportunidade de relembrar o valor histórico, religioso e cultural que Oeiras tem para o estado do Piauí. “Oeiras de fato surge antes mesmo da capitania do Piauí uma cidade alicerçada na presença rudimentar de vaqueiros que vierem tentar a sorte nos sertões de dentro. Assim fica claro a importância da antiga Vila do Mocha para a história do Piauí, pois foi nas ribeiras do Mocha que muitas histórias foram tecidas por homens e mulheres que permanecem vivos no imaginário coletivo. Oeiras e acima de tudo uma referência para aqueles que afetuosamente a amam”, descreve.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE OEIRAS:
Dia 25/12
>19h- Culto Evangélico
Local- Igreja Assembleia de Deus – Av. Totonho Freitas
Dia 26/12
>08h- Hasteamento do Pavilhão Nacional
>17h – Descerramento do Pavilhão Nacional
19h- Missa em Ação de Graça
Local- Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória
>20h- Entrega de Medalhas do Mérito Mafrense
-Pronunciamento do Sr. Prefeito Municipal
Local- Câmara de Vereadores.