
13 de maio X 'cotas raciais'

*Por Pe. Francisco Barbosa
Nesse 13 de Maio quero refletir com você, por um instante, sobre a questão das “Cotas Raciais”. Recordemos o que são as “Cotas Raciais”:
“As cotas raciais são um modelo de ação afirmativa implantado em alguns países para amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças. A primeira vez que essa medida foi tomada data de 1960, nos Estados Unidos, para diminuir as desigualdades socioeconômicas entre brancos e negros.
No Brasil, as cotas ganharam visibilidade a partir do ano 2000, quando universidades e órgãos públicos começaram a adotar tal medida em vestibulares e concursos”1.
Agora, continuando a nossa conversa, vamos raciocinar juntos: Dia 13 de Maio de 1888, é assinada a Lei áurea. Hoje, 124 anos depois- exatamente no último dia 25/04/2012 - temos promulgada pelo STF – Supremo Tribunal Federal–a constitucionalidade das“Cotas Raciais”, uma vez que os afrodescendentes foram libertados da escravidão e, instantaneamente, inseridos dentro de uma sociedade que desde então até os dias hodiernos deixa-se orientar por uma mentalidade que segrega e marginaliza.
As “Cotas Raciais” o serão legítimas até que não sejamos capazes de embarcar em uma reflexão que venha gerar atitudes inclusivas, sem tantas barreiras sociais, tantos interditos que findam por encerrar o povo dos afrodescendentes às margens do sistema social, em todas as dimensões.
O STF, um dos organismos encarregados de salvaguardar os direitos humanos em nosso País, reconhece a “patológica relação social” que ainda existe em relação aos afrodescendentes e por isso mesmo julga legal as “Cotas Raciais”.
Sugerimos algo a mais, além do cumprimento da lei pela lei: Sugerimos uma renovação de atitudes de todos os homens e mulheres, não só em relação aos afrodescendentes mas de todos aqueles que ainda hoje o são, dia após dia, condenados a viver às margens, sem a sua dignidade reconhecida e, muito menos respeitada.
O Dia 13 de Maio é um dia propício para uma reflexão do tipo. Uma reflexão que deve continuar vida afora.
Para você que está terminando de ler esse texto deixo dois convites:
Vamos embarcar nessa reflexão. Vamos assumir uma nova atitude.
Dia 13 de Maio:
Pelas “Cotas Raciais”!!!
Pela inclusão social!!!
1Fonte:http://www.brasilescola.com/educação/sistemacotas-racial.htm
* Pe. Francisco Barbosa, Presbítero da Diocese de Oeiras, Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Simplício Mendes-PI e Militante do MovimentoNegro, e-mail: pebarbosa1965@bol.com.br